A Defensoria Pública de Patos de Minas lançou nessa segunda-feira (22), o Mutirão do Direito de Ter Pai.
A Defensoria Pública de Patos de Minas lançou nessa segunda-feira (22), o Mutirão do Direito de Ter Pai. Com o apoio de empresas privadas, o órgão vai se mobilizar para ajudar as pessoas a incluírem o nome do pai na certidão de nascimento. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 16 de maio.

Toda pessoa tem direito de ter o nome do pai na certidão de nascimento. Mas apesar da garantia na legislação, muitos brasileiros continuam sem o reconhecimento do pai oficializado no documento. De acordo com a defensora pública, Maria Emília, o índice chega a 10% em alguns casos e preocupa.

Para mudar essa realidade a Defensoria Pública de Patos de Minas lançou nessa segunda-feira (22), o Mutirão do Direito de Ter Pai. Os integrantes do órgão vão se mobilizar para garantir que os patenses tenham a paternidade reconhecida e oficializada. Os 40 primeiros interessados inscritos terão direito a teste de DNA.

De acordo com os defensores públicos, a intenção é fazer o reconhecimento de paternidade de forma amigável, que além de tornar o processo mais ágil e menos doloroso também contribuirá para desafogar a Justiça. Se não for possível, o órgão também abrirá processos de reconhecimento de paternidade.

As pessoas interessadas em oficializar o nome do pai na certidão de nascimento devem se inscrever na sede da Defensoria Pública, que fica na rua Olegário Maciel, número 203, segundo andar, no centro da cidade. As inscrições serão feitas até o dia 16 de maio. O Mutirão do Direito de Ter Pai vai acontecer no dia 17 de maio.

Autor: Maurício Rocha