Foto: Ilustração
O balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) na última semana trouxe dados preocupantes para as autoridades patenses. O levantamento do ano de 2012 mostra um crescimento no número de crimes violentos em Patos de Minas em relação a 2011. O aumento foi de 30%, o quarto maior do Estado.

São considerados crimes violentos, o homicídio consumado e tentado, estupro consumado e estupro tentado, roubo, extorsão mediante sequestro e sequestro e cárcere privado consumado. Em todo o Estado, o crescimento desse tipo de crime girou em tornou de 7,8%, mas em algumas cidades o percentual foi bem maior.

O exemplo é Patos de Minas. O número de crimes violentos na cidade passou de 336 em 2011 para 437 em 2012. O crescimento de 30% é o quarto maior do estado, perdendo apenas para Divinópolis que apresentou crescimento de 65,1% no número de crimes violentos, Poços de Caldas com aumento de 57% e Ibireté que apresentou aumento de 39,5% nesse tipo de crime.

Em Patos de Minas, as estatísticas foram puxadas pelos crimes contra a pessoa. Foram registradas mais de 150 tentativas de homicídio, o que representa quase uma a cada dois dias. Se levar em conta a morte do servidor público que levou uma facada nas costas e caiu de motocicleta, o número de homicídios chega a 26. A cidade também registrou um latrocínio no distrito de Major Porto.

A Secretaria de Estado de Defesa Social aponta o tráfico de drogas como o principal responsável pelo crescimento da criminalidade nas cidades do interior de Minas. O Estado promete investir R$ 400 milhões em 2013 para reforçar a segurança no Estado. O combate ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de arma de fogo deverá estar entre as prioridades.

Autor: Maurício Rocha