A capivara foi refrescada com jatos de água. (Foto: Aislan Henrique)

A captura aconteceu nesta quarta-feira (28) em uma construção na Rua José Soares Machado, Bairro Planalto. O animal que se ficasse por ali poderia acabar na panela de algum morador foi capturado depois que garotos o viram em uma construção e acionaram os homens do Corpo de Bombeiros.

A capivara estava no cômodo de um imóvel em construção e não ofereceu resistência para os profissionais. De acordo com o Cb Caixeta, ela foi trazida para a Companhia dos Bombeiros e será levada para uma clínica veterinária. Depois de passar por uma avaliação, ela será solta em seu habitat natural.

Não muito grande, a capivara pode ter sido um dos animais flagrados pela equipe de reportagem do Patos Hoje há alguns meses tomando banho de sol na Lagoa do Patão que fica próximo à entrada de Patos de Minas e está ligada ao bairro Planalto, onde foi encontrado este animal.

A capivara vive em rios e lagoas e é o maior roedor do mundo, podendo chegar a 80 quilos. A carne é semelhante à dos suínos, porém um pouco mais picante e por isso, nas décadas de 70 e 80, esses animais foram caçados. Hoje a espécie é protegida por lei. Capturar ou matar capivaras constitui crime ambiental.

Autor: Farley Júnio