Com a elaboração da maquete a populção vai saber como vai funcionar a ETE.
A Estação de Tratamento de Esgoto de Patos de Minas ainda está sendo construída, mas os patenses já podem conhecer a obra que vai promover a despoluição do Rio Paranaíba e dos Córregos que cortam a cidade. A diretoria da Copasa apresentou na tarde dessa quinta-feira (19), a maquete do projeto que está sendo executado.

A Estação de Tratamento de Esgoto está sendo construída em uma área de 80 mil metros quadrados que existe abaixo do bairro Coração Eucarístico. Dezenas de máquinas e profissionais trabalham na execução do projeto, orçado em R$ 46 milhões. A ETE deverá começa a operar em maio de 2012.

A construção da ETE vai permitir que o esgoto de Patos de Minas seja coletado e levado para tratamento através de interceptores e elevatórias que já estão sendo construídos. No ano que vem 70% do esgoto da cidade já estará sendo tratado e até 2013 a Copasa pretende tratar todo o esgoto produzido na cidade.

As obras estão em ritmo acelerado e a população pode conhecer o trabalho que está sendo realizado. A Copasa iniciou um programa de visitas monitoradas para receber a população. Autoridades, profissionais de imprensa e estudantes já começaram a agendar as visitadas.

Com a elaboração da maquete, além de conhecer as obras, será possível saber como será o funcionamento completo da Estação de Tratamento de Esgoto. De acordo com o engenheiro Régis Gomes a obra segue dentro do cronograma e o início do funcionamento pode acontecer antes do prazo previsto no contrato.

Autor: Maurício Rocha