Civuca Costa - Diretor de Meio Ambiente.

A composição dos canteiros centrais da avenida Tomaz de Aquino virou alvo de polêmica. O projeto original prevê a implantação de área verde, mas a Prefeitura pavimentou o espaço com blocos de concreto, transformando o local em uma pista de caminhada. Nesta manhã, o próprio diretor de meio ambiente apresentou pedido para fazer mudanças no local.

Em reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, o diretor de meio ambiente da prefeitura, Civuca Costa, apresentou cópia de ofício encaminhado ao chefe do executivo municipal e ao secretário de planejamento em que pede a alteração do projeto. O diretor cobra o plantio de grama e de pequenos arbustos no canteiro central, intercalado com os bloquetes.

O diretor de meio ambiente justifica o pedido de alteração dizendo que o Plano Diretor do Município prevê a recuperação e ampliação das áreas verdes do perímetro urbano até atingir 12 metros quadrados de área verde por habitante, como preconiza a ONU. A nota esclarece ainda que as áreas verdes contribuem para a infiltração de água no solo e proporciona benefícios ambientais e estéticos.

O diretor de meio ambiente vai além. Ele alerta que a construção de uma pista de caminhada no local pode ser perigoso para os pedestres tendo em visto o intenso movimento de veículos no local. O Portal Patos Hoje já havia mostrado denúncia de ambientalistas que não concordavam com a mudança no projeto.

A construção dos canteiros centrais da avenida Tomaz de Aquino ainda não foi concluída e o serviço está parado, segundo membros do Codema. Eles esperam que a reivindicação do diretor de meio ambiente seja atendida pelo Executivo. Veja o requerimenro:

Autor: Maurício Rocha