Com o tema “Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social” a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo e o Centro Universitário de Patos de Minas realizaram nessa quarta-feira (08) a 1ª Conferência Municipal da cidade. O encontro no salão do Júri do Unipam reuniu lideranças interessadas em contribuir pela melhoria da qualidade de vida da população.

Depois da abertura em plenário, os participantes da Conferência se reuniram em grupos para debater quatro eixos temáticos:

- Eixo 01: criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores;
- Eixo 02: aplicação do Estatuto das Cidades e dos planos diretores; efetivação da Fundação Social da Propriedade do Solo Urbano;
- Eixo 03: integração da Política Urbana do Território: política fundiária, habitação, saneamento, mobilidade e acessibilidade urbana;
- Eixo 04: relação entre os programas governamentais, como “Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)” e “Minha Casa, Minha Vida”, e a Política de Desenvolvimento Urbano.

Dentro dos eixos temáticos, os participantes levantaram questões como a necessidade de capacidade dos servidores e a participação da comunidade nas decisões do município. Para o secretário municipal de planejamento, Marcos André Alamy, os moradores deveriam se envolver mais com os problemas da cidade.

Os participantes também levantaram os principais problemas enfrentados pelo município hoje, como por exemplo a necessidade de execução de um gigantesco projeto para resolver o problema da água das chuvas. Os participantes também analisaram o trânsito da cidade que está cada dia mais intenso e problemático.

De todos os problemas levantados pelos participantes foram escolhidos oito temas que serão encaminhados para a Conferência Estadual das Cidades que acontece em fevereiro de 2010 em Belo Horizonte. Também foram eleitos os delegados que vão representar Patos de Minas.