A poluição que toma conta do ar de Patos de Minas ganhou um novo componente nos últimos dias. Como se não bastasse o mau cheiro das fezes e urina de suínos que são jogadas em uma área de pastagem bem próxima da cidade, a reclamação dos moradores agora é com os dejetos dos bovinos.  A suspeita é de que o novo mau cheiro esteja sendo produzido pelo confinamento.

A maior reclamação é dos moradores dos bairros Ipanema, Cidade Nova, Jardim Paulistano, Vila Rosa e Cristo Redentor. Mas o mau cheiro pode ser sentido nos bairros localizados ao longo da avenida J.K e, dependendo da direção dos ventos, atinge todo o centro da cidade. O forte odor de fezes e urina dos animais aparece sempre no final da tarde e incomoda muita gente.

O confinamento de bovinos, que fica localizado bem próximo ao bairro Ipanema, voltou a funcionar há alguns dias, mas os funcionários do local alegam que não é de lá o mau cheiro que tem tomado conta da cidade. A informação é de que o número de animais confinados hoje, calculada em 11.900 animais, está bem abaixo da capacidade do local.

O que não há como negar é que o problema existe e como não há uma autoridade na cidade capaz de levantar a voz em defesa da sociedade, ele deve continuar sem que os poluidores sejam incomodados, pelo menos até que o CONSEP II conclua o abaixo assinado que está sendo realizado para provocar o Ministério Público.

Mais de mil assinaturas já foram coletadas e a expectativa é de que o abaixo-assinado seja encaminhado ao Ministério Publico nos próximos dias para que o órgão, responsável pela defesa da sociedade e do meio ambiente, tome algum tipo de providência.

Autor: Maurício Rocha