Segundo o ambientalista, existe uma erosão muito grande causada pelo rompimento de uma rede de drenagem pluvial.
Os problemas no Parque Municipal do Mocambo estão longe de acabar. O espaço que poderia ser uma atração turística de Patos de Minas e receber visitantes de toda a região está sendo usado de forma nada adequada. Um vídeo gravado por moradores mostra um motorista fazendo manobras perigosas e perturbando o sossego das pessoas.

O morador que preferiu não se identificar filmou a atitude pouco imaginável no último fim de semana. As imagens mostram um motorista com o som do carro no último volume dando cavalos de pau dentro do que era a enorme piscina do parque. Ao fundo, se ouve a indignação dos moradores com a atitude do motorista. O altíssimo som perturba toda a vizinhança.

O Patos Hoje já mostrou toda a beleza e riqueza do Parque que realmente precisa ser cuidado. A ação de vândalos com pichações e sujeira, a falta de cuidado e segurança, e o uso do espaço para consumo de droga também já foram levantados. O parque que recebe poucos visitantes já serviu até de esconderijo para criminosos. E agora também para perturbar.

E os problemas não param por aí. O Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente –CODEMA-, Ivanildo Alves Zica, fez um relatório mostrando como se encontra o parque. Ele relatou que todos os passivos com relação à situação hídrica ainda não foram resolvidos. Segundo o ambientalista, existe uma erosão muito grande causada pelo rompimento de uma rede de drenagem pluvial no último dia de 2012 que ainda não foi solucionado.

Sem providência do poder público, as represas que foram construídas para conter a água da chuva estão sendo literalmente aterradas por todo o tipo de sólidos e até lixos, provenientes da água pluvial e principalmente da erosão. Com relação à flora, a mata principal do parque está bem preservada e cuidada. As trilhas estão bem conservadas e limpas. A degradação que existe é realizada especialmente pelos usuários de droga que acabam jogando lixo e fazendo pequenas queimadas no local.

Já na parte superior do parque, a situação é bem diferente. Conforme o relatório, há muita planta exótica como graminhas vindas da África e também árvores vindas da Ásia e da África. As trilhas estão intransitáveis e têm muito volume de material combustível de origem vegetal, com riscos de incêndio. A pequena área onde foi feito o plantio de mudas no ano passado e também este ano está muito bem cuidada.

No relatório, Ivanildo fala sobre as melhorias já realizadas na estrutura, pintura e limpeza do Mocambo, mas ressalta a necessidade de se fechar o parque. Ele explica que pessoas têm utilizado o espaço da mata para passear de moto, bicicleta e até outro tipos de acessórios para locomoção. E neste caso, até em carros, o que de forma alguma se adéqua à finalidade do espaço.

Por último, ele fala sobre a situação da fauna, chamando a atenção para um grave problema. Animais domésticos têm espantado aves e mamíferos nativos, causando danos ao meio ambiente. Cães abandonados também estão indo morar no parque e isso estaria prejudicando animais que vivem no local.

Autor: Farley Rocha