Patos de Minas voltou a figurar entre as cidades que mais perderam postos de trabalho no balanço do mês de setembro divulgado nessa terça-feira (19) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A agricultura foi o setor que mais contribuiu para o desempenho negativo do setor. Os especialistas, no entanto, consideram normal as demissões no campo nesta época do ano.

De acordo com os dados do Caged, Patos de Minas perdeu 359 postos de trabalho no mês de setembro. O município foi o 14º no país e o 5º no Estado em redução de emprego. Em Minas, a situação mais preocupante é a de Três Pontas que perdeu 1.180 postos de trabalho e é a 2ª no país e de Patrocínio que registrou uma queda de 1.166 vagas e figurou em 3º lugar em redução de postos de trabalho no país.

Em Patos de Minas, a grande vilã é a agricultura. No mês de setembro, o setor demitiu 705 pessoas e contratou apenas 154, uma queda de 1,18%. Aliás, o campo vem enfrentando dificuldades ao longo de todo o ano. Dados da secretaria de finanças e orçamento do município mostram que o setor teve um saldo negativo de 10,66% nos primeiros nove meses deste ano.

De acordo com Sandro Ângelo, apesar do resultado ruim da agricultura, o setor de empregos em Patos de Minas tem resultado positivo. Foram 15.758 contratações contra 14.481 demissões nos nove primeiros meses de 2010. O saldo é positivo em 1.277 postos de trabalho, com crescimento de 4,51%.

O maior destaque é o setor da construção civil que cresceu 2,14% no mês de setembro e acumula um saldo positivo de 17,87% nos primeiros nove meses do ano.