Secretária Municipal de Educação Fabiana Ferreira com o Prefeito Municipal José Eustáquio Rodrigues Alves.

O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb – divulgado esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) trouxe uma boa notícia para a educação em Patos de Minas. O município conquistou o primeiro lugar no estado entre as cidades de porte médio – entre 100.000 e 200.000 habitantes.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a cada dois anos com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática nos anos iniciais (5º ano) e finais (9º) do Ensino Fundamental. Este é o principal indicador de qualidade da educação brasileira.

Esta não é a melhor nota alcançada pelo município no Ideb. Na avaliação anterior, o município alcançou a nota 7,0. Mas diante das circunstâncias em que a queda foi geral, a manutenção do primeiro lugar entre as cidades com população entre 100 mil e 200 mil habitantes é motivo de comemoração. O prefeito José Eustáquio destacou o trabalho que tem sido feito na educação em Patos de Minas.

O município tem cerca de 6.700 estudantes e esse número sobe para mais de 8.000 se levar em conta as escolas de educação infantil. A secretária municipal de educação, Fabiana Ferreira atribuiu o resultado ao trabalho de toda a equipe da educação e aos constantes treinamentos que os educadores participam.