A montanha de sacos plásticos e caixas de papelão dificultava inclusive a passagem dos pedestres.

Os comerciantes que chegaram para o trabalho na manhã desta quarta-feira (13) no centro de Patos de Minas foram surpreendidos pela grande quantidade de lixo nas ruas. Em alguns lugares, a montanha de sacos plásticos e caixas de papelão dificultava inclusive a passagem dos pedestres.

A coleta de lixo é feita diariamente na região central da cidade, sempre após as 18 horas para não atrapalhar o trânsito. Nessa terça-feira (12), os comerciantes alegam que o serviço não foi feito. O lixo chegou a ser separado para facilitar o trabalho de coleta, mas o caminhão acabou não passando como estava previsto.

Houve reclamação de que a coleta não foi realizada também em outros bairros da cidade. A sujeira ficou ainda maior nos locais onde havia comida. Cães rasgaram os sacos e espalharam a sujeira, como o ocorreu próximo à Praça Antônio Dias.

O serviço de coleta de lixo é feito de forma emergencial pela empresa patense Conserbrás, contratada pela Prefeitura pelo prazo de três meses. O contrato com a Limpebrás venceu e a Administração Municipal vem tentando fazer uma licitação para contratar os serviços de forma definitiva.

A Conserbrás informou que a coleta não foi feita devido a um problema em um dos caminhões de coleta. A empresa afirmou, no entanto, que o serviço de coleta está sendo feito normalmente nesta quarta-feira (13).

Autor: Maurício Rocha