Os dois cães abandonados no centro da cidade deram um trabalho danado para o Corpo de Bombeiros. Assustados, eles entraram nos compartimentos dos motores de dois carros e permaneceram ali por um bom tempo. Este é um exemplo dos problemas causados pela grande quantidade de cães vadios que circulam pelas ruas da cidade.

Em bandos, os cães abandonados circulam pelas ruas da cidade revirando lixo e espalhando muita sujeira. E os transtornos vão muito além disso. Sem cuidados, os animais podem transmitir doenças. É o caso da raiva, por exemplo, uma doença grave que não tem cura e que só pode ser prevenida através da vacina.

Outro problema provocado pelos cães abandonados são os acidentes de trânsito. Os motociclistas e ciclistas são os que mais sofrem. Atropelar um animal como este pode significar um tombo na certa. Esse tipo de acidente tem acontecido com certa frequência em Patos de Minas.

Uma das alternativas para resolver o problema é a castração dos animais. O Centro de Controle de Zoonoses inaugurou um programa destes para evitar que os animais se reproduzam, mas os resultados ainda vão demorar um pouco mais para aparecer. A Associação de Proteção Animal também realiza feiras de doação para encontrar pessoas que possam cuidar dos cães abandonados.

Com relação aos dois animais que invadiram o motor dos carros no centro da cidade, depois de muita insistência os bombeiros conseguiram retirá-los de lá. Um deles teve um ferimento na pata, mas nada que comprometesse sua saúde.