O Delegado Regional Luís Mauro marcou a reunião para tentar entender o motido da queda das aprovações.

A Delegacia Regional da Polícia Civil de Patos de Minas quer saber o motivo da queda no índice de aprovação dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação na cidade. Luiz Mauro Sampaio convocou uma reunião com representantes dos Centros de Formação de Condutores – CFCs – em busca de alternativas para melhorar a participação dos candidatos no exame do Detran.

O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (02). O delegado regional, Luiz Mauro Sampaio explicou que o motivo da reunião não era para apontar culpados, mas sim para tentar entender o motivo de tanta reprovação no exame da carteira de habilitação e encontrar mecanismos para melhorar os índices de aprovação.

Números apresentados pela Delegacia Regional mostram que em 2015 o percentual de aprovação dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação ficou muito abaixo do exigido pelo Detran. Segundo ele, teve Centro de Formação de Condutores em Patos de Minas que conseguiu a aprovação de apenas 6,25% dos candidatos. A empresa que conseguiu o melhor resultado nos exames de rua alcançou apenas 30,23% de aprovação.

Segundo o delegado Luiz Mauro, a queda nos índices de aprovação começou a ser verificadas a partir do ano de 2007. Naquela época, a média de aprovação nos CFCs girava em torno de 40%. Hoje o percentual fica próximo de 20% de aprovação. Ele explicou que esta queda no percentual de aprovação dos candidatos à carteira de habilitação foi verificada também em outras regiões, mas que em Patos de Minas os resultados são mais preocupantes.

Representantes dos Centros de Formação de Condutores explicam os resultados apontado uma provável queda no nível dos candidatos à carteira de habilitação. Segundo eles, a partir de 2007, pessoas que no passado não tinham condições de comprar carro e de tirar carteira de habilitação entraram no mercado e passaram a frequentar os Centros de Formação de Condutores.

Luiz Mauro Sampaio disse que vai promover outras reuniões como esta para encontrar alternativas para melhorar o percentual de aprovação no exame da carteira de habilitação. O delegado regional considera inaceitável um percentual de apenas 6,25% de aprovação como ocorreu este ano em Patos de Minas.

Autor: Maurício Rocha