Os pneus velhos levados ao Ecoponto no bairro Planalto não vão mais ficar expostos a ação do tempo. A Associação Nacional de Indústrias de Pneumáticos – ANIP – instalou uma carreta baú no local para receber o material. A medida ameniza os problemas encontrados pelo Ministério Público no local. A Justiça determinou e limpeza do espaço.
A liminar obriga o município de Patos de Minas, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) e a Associação Reciclanip e a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) a retirar, em 180 dias, os pneus armazenados no Ecoponto do Bairro Planalto. O local, entre outros problemas, é visto como risco à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Em caso de descumprimento da medida, haverá multa de R$ 1 mil por dia de atraso.
Com a instalação do baú, a Prefeitura cumpre parcialmente a decisão judicial que exige além da limpeza, a obtenção da licença ambiental, alvará de localização e funcionamento e auto de vistoria do Corpo de Bombeiros. Além disso, deverá ser implantado projeto paisagístico, incluindo arborização nas calçadas do terreno, com intuito de amenizar os impactos decorrentes da poluição visual.
A Administração Municipal informou que está em fase de procura de novo espaço para o funcionamento do Ecoponto de Pneumáticos em área coberta, tipo galpão, com capacidade para 50 toneladas de pneumáticos e logística de entrada e saída de veículos, laudo técnico do Corpo de Bombeiros, licenciamento ambiental, medida de segurança e combate à incêndio para o armazenamento temporário de pneus velhos e usados.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]