Em solenidade nessa sexta-feira (30), a prefeita Béia Savassi assinou a doação de um terreno de 6.700 metros quadrados.
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, APAC, de Patos de Minas deu um passo importante para efetivar sua atuação junto aos detentos e ex-detentos. A entidade recebeu das mãos da prefeita Béia Savassi o terreno para a construção da sede própria. Os coordenadores da Associação iniciam agora a busca por recursos para fazer a construção.

A APAC considera os presos como reeducandos, partindo do pressuposto de que todo ser humano é recuperável, desde que haja um tratamento adequado. Os princípios seguidos são os da individualização do tratamento, redução da diferença entre a vida na prisão e a vida livre, participação da família e da comunidade no processo de ressocialização e do oferecimento de educação moral, assistência religiosa e formação profissional.

Enquanto no sistema convencional o índice de reincidência chega a 80%, no sistema APAC apenas 20% dos ex-detentos voltam a cometer crimes. Esta é a meta da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados também em Patos de Minas. Antes no entanto, a entidade vai ter que buscar recursos para construir a sede própria na cidade.

Em solenidade nessa sexta-feira (30), a prefeita Béia Savassi assinou a doação de um terreno de 6.700 metros quadrados para construção da sede da APAC. Uma placa com informações da APAC foi instalada no local. A Associação será construída no Distrito Industrial III, em frente ao frigorifico da SUINCO.

O promotor de justiça, Paulo Henrique Delicole, um dos grandes incentivadores da instalação do Sistema APAC na cidade, ressaltou a importância da participação da comunidade na construção da sede. A direção da entidade vai fazer campanha para arrecadar recursos para a execução do projeto.

Autor: Maurício Rocha