O Coreto foi o local escolhido por alguns para passar a noite e, na manhã desta quarta-feira (16), o local foi encontrado na maior sujeira.
O problema dos andarilhos no Centro de Patos de Minas é antigo. Eles usam as praças e locais públicos para se abrigarem, alimentarem e a sujeira fica por todos os lados. O Coreto foi o local escolhido por alguns para passar a noite e, na manhã desta quarta-feira (16), o local foi encontrado na maior sujeira. Cobertores, cartas de baralho e diversos objetos estavam por ali.

A Polícia Militar foi acionada para tentar resolver a situação. A denúncia era de que eles estavam promovendo vandalismo no local e muita zoeira. No Coreto, não foi constatado danos ao patrimônio público, mas a sujeira estava por todos os lados. Na parte de cima do coreto, estavam espalhados diversos objetos usados pelos andarilhos. Até lençol estava estendido na grade de proteção.

E não era só isso. Na parte debaixo, onde há uma placa indicando que está fechado para reforma, foi possível notar mais sujeira. Remédios, tocos de cigarro, papéis higiênicos, fezes e até calcinha usada estava pelo local. Os sacos de lixo também estavam todos revirados pelos cães e a bagunça espalhada pela praça. Os policiais ordenaram que os andarilhos limpassem o local.

O mau cheiro onde passam centenas de pessoas todos os dias também é grande. E os problemas não são só esses. Há relatos de moradores dizendo que foram ameaçados e constrangidos pelos andarilhos. Quando não recebem esmola, eles xingam e até fazem gestos obscenos. Com medo de alguma agressão, muitos são obrigados a cortarem volta para não passarem perto dos moradores de rua.

Entramos em contato com o Secretário de Desenvolvimento Social, Cláudio Antônio Pacheco, e ele informou que profissionais do CREAS- Centro de Referência de Assistência Social- fazem rondas diárias, fazem os cadastros e recolhem o material que é deixado por eles. Muitos também são enviados para as cidades de origem. A orientação é para que a população não dê qualquer esmola. Qualquer denúncia as pessoas podem ligar no 3822 9743.

O secretário, no entanto, informou que, se eles estiverem ameaçando, perturbando, mostrando os órgãos genitais ou promovendo vandalismo, as pessoas devem ligar no 190 da Polícia Militar. Com relação, à reforma do Coreto, ele informou que ela foi necessária justamente porque os banheiros foram danificados por vândalos. Por não ser de sua responsabilidade, ele não soube dizer quando eles voltarão a funcionar.

Autor: Farley Rocha