Seis agricultores receberam as chaves dos tratores logo após a solenidade. Eles representam os 91 agricultores que já fizeram negócios na Agrofena.
Cerca de 1200 agricultores de 25 municípios da região participam nesta terça-feira (07) do 1º Encontro de Negócios da Agricultura Familiar. Eles lotam o Paiolão do Parque de Exposições e participam de uma rodada de negócios que pode possibilitar a aquisição de máquinas, implementos e insumos agrícolas com financiamentos subsidiados. O encontro tem a participação de diretores do Banco do Brasil, Emater, Secretaria de Estado da Agricultura, Prefeitura e Sindicato dos Produtores Rurais.

O Encontro de Negócios faz parte das ações da 1ª Feira do Agronegócio da Fenamilho, a Agrofena, que já possui numeres de impressionar. De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Cláudio Nasser já foram negociados na Feira 91 tratores equipados com implementos, dois caminhões, duas colheitadeiras, pick up e uma infinidade de equipamentos agrícolas para irrigação e ordenha de animais.

Segundo o Presidente do Sindicato Rural cerca de R$ 13 milhões em negócios já foram realizados até agora na Agrofena apenas para os produtores da agricultura familiar. De acordo com o vice-presidente do Banco do Brasil, Robson Rocha esse número representa o triplo de tudo que foi financiado pela Superintendência Regional do Banco do Brasil nesta região em todo o ano passado.

O secretário de Estado da Agricultura, Elmiro Nascimento destacou a força da agricultura familiar e a importância que ela tem para o Estado. O secretário garantiu que novos recordes serão estabelecidos este ano na agricultura mineira e atribuiu este crescimento em grande parte aos agricultores familiares.

Seis agricultores receberam as chaves dos tratores logo após a solenidade. Eles representam os 91 agricultores que já fizeram negócios na Agrofena com juros subsidiados do Banco do Brasil. Em alguns casos os financiamentos não saem por mais do que 2% de juros ao ano. Após a entrega das chaves os agricultores iniciaram uma rodada de negócios com as empresas participantes da Agrofena. A expectativa é de que novas negociações devem acontecer até o dia 12 de junho, quando termina a 1ª Feira do Agronegócio da Fenamilho.

Autor: Maurício Rocha