Quem sempre quis participar de um evento cultural na Fenamilho agora poderá encontrar as principais manifestações artístico-culturais mineiras em um só lugar. É o 1º Balaio de Arte e Cultura de Patos de Minas, idealizado pela escritora mineira e psicóloga Regina Maria de Faria Carvalho, pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Cláudio Nasser de Carvalho, e pelo professor e assessor de Língua Portuguesa e Literatura, Alexandre Pereira Magalhães. “Pensamos em realizar um evento que contemple e homenageie a arte e o artista patense e, ao mesmo tempo, retrate a cultura da região. Quem visitar a Fenamilho terá a oportunidade de conhecer o que é genuíno de Patos de Minas”, comentam.

Para o projeto, foi constituída uma comissão, formada por representantes de todas as artes, que discutiu e deu corpo ao evento. Cada membro da comissão ficou com a responsabilidade de reunir os demais artistas de sua vertente e formalizar um convite especial para essa participação. “Achamos muito interessante, porque provocou uma energia de interação com as artes e os artistas e acendeu um entusiasmo e a esperança de que as coisas possam acontecer de forma positiva”, ressalta Mariângela Nogueira, membro da comissão.

O Balaio, como o próprio nome sugere, irá apresentar para o público uma miscelânea: literatura, música, dança, artes cênicas, gastronomia, dentro de uma diversidade espetacular. O tema central é Mulher Terra Flor: palavra-poesia pra falar de amor. O coordenador do evento, Alexandre Pereira Magalhães, observa que a essência do Balaio reside na exposição da arte patense em suas nuanças diversas, enquanto se trabalha em um processo de sensibilização de olhares para as artes e a cultura, de modo mais abrangente. "Revelar o que tem sido feito, aqui ou em outras paragens, por gente de nossa terra, é o primeiro passo para revalorizar nossa identidade e reconhecer na produção artística um caminho para a humanização de nossas relações", comentou.

No dia 04 de junho, a abertura do 1º Balaio será no auditório "Antenor Pereira Caixeta", no Memorial do Milho. A programação prevê, a partir de 8h00, um multiespetáculo, com apresentação de dança e música na recepção aos participantes. Haverá ainda exibição de filmes e documentários; momentos de debate no papo de mineiro; causos e apresentações teatrais; homenagens aos precursores das principais manifestações artístico-culturais patenses; apresentações de música.

Os homenageados serão:
Literatura – Autran Dourado
Fotografia – Saulo Alves
Dança – Lúcia Queiroz
Artes Cênicas e Alegóricas – Vicente Nepomuceno
Música – Dalla, Soninho, Vilmar Carvalho, Mário, Dunga e Anísio
Gastronomia – Aléxia Moreira
Artesanato – Marias Artesãs
Artes Plásticas – Marialda Coury

O encerramento do evento será às 18 horas. Na sequência, todos os participantes seguirão para a inauguração do Espaço Balaio, instalado no pavilhão em frente à Arena. O Espaço terá exposição de artes plásticas da UNART - União dos Artistas Plásticos de Patos de Minas; apresentações musicais e de dança; exposição de fotografias; livros de escritores patenses para mostra e comercialização; congado; moçambiques; arte culinária; workshops: uma agenda ampla para reapresentar a produção patense aos seus e aos convidados. "Durante todos os dias da festa, o espaço Balaio estará aberto para visitação pública, sempre com apresentações e eventos paralelos, a partir das 19h. Temos a certeza de que os admiradores da arte mineira – os atuais e os que vamos formar – vão apreciar esse espaço e fortalecer esse projeto para que sempre aconteça e que seja um evento que marque a Fenamilho e projete a cidade", comentou Regina Carvalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural