O tratamento da Doença de Chagas deverá ganhar um novo aliado em breve. Uma pesquisa desenvolvida pela ex-aluna do Centro Universitário de Patos de Minas, Cláudia Quitino Rocha, esta possibilitando a descoberta de um novo medicamento contra o parasita responsável pela transmissão da doença. O novo fármaco é feito a base da planta medicinal Cervejinha do Campo (Arrabidaea brachypoda)

O projeto teve início no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Durante a graduação, Cláudia iniciou os estudos com esta planta e defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Estudo Fitoquímico do extrato clorofórmico de folhas de Arrabidaea brachtpoda”, no ano de 2006, sob a orientação da professora Maria Perpétua Oliveira Ramos.

Em seu Doutorado, Cláudia isolou uma molécula inédita da planta presente no cerrado brasileiro e testou em modelos in vitro e in vivo. A molécula apresentou uma alta atividade contra o parasita Trypanosoma cruzi, responsável pela transmissão da doença. O estudo teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do CNPq.

A pesquisa desenvolvida pela Doutora Cláudia Quintino da Rocha, foi realizada no Instituto de Química da Unesp em Araraquara e no laboratório da Universidade de Genebra, na Suíça. Atualmente, Cláudia Quintino é professora na Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

O próximo passo da pesquisa será o de realizar outros ensaios in vivo, para garantir a segurança da molécula no tratamento. Em seguida, pretende-se desenvolver formulações farmacêuticas com ela para, então, se tornar um medicamento disponível no mercado. Um pedido de patente foi depositado no INPI sobre a descoberta e aplicação da nova molécula.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unipam