Você foi convidado para um aniversário e, na hora de se arrumar para a festa, abriu seu guarda-roupa e “não tinha nada para vestir”, mesmo com um armário cheio. A situação é cômica e até alvo de brincadeiras, mas o problema é real para muitas mulheres.

Isto acontece porque você compra roupas seguindo seus instintos, usando o critério de “gostar” ou “não gostar” da peça, ou sempre que surge uma ocasião importante você compra uma roupa específica que, após ser utilizada, acaba no fundo do armário.

Ter um guarda-roupa cheio pode ser um sonho, mas, na maioria das vezes, é um pesadelo. Isso acontece por falta de planejamento e organização. Afinal, um armário organizado, e com as peças certas, facilita a vida. Um guarda-roupa funcional é aquele que atende a todas as suas necessidades. Ele é composto por poucas peças que combinam entre si e rendem looks versáteis, para todas as ocasiões.

Para ter um guarda-roupa funcional é necessário conhecer seu estilo pessoal e entender as suas principais necessidades. Por exemplo, você pode amar vestidos de festa, mas só vai a festas duas vezes por ano, não faz sentido ter vários vestidos de festa se a sua necessidade são roupas para o dia a dia. Ou você trabalha em uma academia e usa malha o dia todo, não faz sentido ter várias roupas sociais.

Existe uma pirâmide do guarda roupa funcional. A base dela são as peças básicas, que compõe 30% do guarda roupa, ou seja, em um armário de 50 peças 15 devem ser básicas (calça jeans, camisa branca, shorts, camisetas, jaquetas, saia, tênis branco, scarpin ou sandália). A proporção de roupas para o trabalho e roupas para o lazer (casuais) é a mesma, 20%. Em um armário de 50 peças, 10 seriam para trabalho (depende do trabalho, se for um ambiente formal seriam calça social, camisa, blazer, bolsa estruturada, sapato confortável, etc) e 10 para lazer (neste caso você deve pensar no que gosta de fazer em momentos de lazer, se gostar de passeios diurnos seria vestido longo, short alfaiataria, rasteirinha, bolsa pequena, blusa fresquinha, etc.).

Os acessórios devem corresponder a 15% do armário funcional. Em um armário de 50 peças seriam 8 acessórios (brincos, pulseiras, relógio, colar, cintos, bolsas, lenços, óculos, etc.) E os últimos 10% são dedicados aos detalhes, que são as terceiras peças e as tendências do momento. Em um armário de 50 peças seriam 7 peças que entram neste grupo (blazer, kimono, jaqueta, manga bufante, neon, animal print, peças em crochê, ou outra tendência que tenha a ver com você).

Claro que este número de peças é apenas uma sugestão. Pesquisas revelam que as mulheres têm, em média, 107 peças no armário. Então escolha bem as peças que compõe o seu armário e priorize as peças que podem ser usadas em diferentes lugares e ocasiões. Assim, você economiza e ainda estará pronta para arrasar em todas as ocasiões.