A primeira impressão é a que fica. Esse é um velho adágio popular que faz todo sentindo no mundo dos negócios. Por isso, ter uma imagem mais profissional é fundamental para conseguir um emprego, uma promoção ou convencer um cliente a fechar aquela proposta de ouro. E se você parar para pensar, qualquer pessoa bem sucedida está sempre bem vestida e, quando batemos o olho, logo percebemos se tratar de alguém confiável, sério. Ah, aqui é preciso um parênteses: há profissões em que parecer muito sério não tem nada a ver como o ramo. Publicitários, por exemplo, muitas das vezes eles precisam transmitir criatividade. Sabe o que é melhor? É possível fazer isso de maneira bem profissional. Algumas dicas podem te auxiliar neste processo de formação da imagem. Entretanto, se o seu objetivo é mais ousado, a consultoria é indispensável.
De saída, é preciso compreender o ambiente no qual você está inserido profissionalmente. Isso porque um advogado e um estilista não têm as mesmas demandas. O que se aplica ao primeiro não necessariamente se replica no segundo. Observe seu trabalho, compreenda como as pessoas enxergam a sua empresa e como você quer ser visto nela. Detalhe importante: nem sempre seus colegas de trabalho (ou até mesmo seu chefe) estarão adequados. Entretanto, isso não significa que você não deve se preocupar com a sua imagem. Lembre-se que o ambiente empresarial é um ótimo canal de networking e você está sempre se comunicando, e o impacto visual é o primeiro que percebemos. Não se esqueçam: a primeira impressão é a que fica.
Para os que trabalham em escritórios formais, onde a seriedade é indispensável, o importante é reforçar essa característica. Peças-chave como, por exemplo, calças de alfaiataria, blazer e camisas são importantes aliadas. As cores, preferencialmente, devem estar alinhadas com sua paleta de cores – para quem já fez análise de coloração pessoal – e transmitir credibilidade. Para ser generalista em caso de dúvida: azul marinho, preto, bege e branco. Mostrar seriedade na hora de se vestir aumenta sua credibilidade, então evite decotes, transparências e comprimentos curtos. A lingerie deve ser discreta, em cores neutras para não aparecer. Camisas muito justas, jamais! Evite aquelas onde surgem “buracos” entre um botão e outro. Dê preferência às estampas lisas e discretas. Evite sapatos abertos, que aparecem muito os dedos. Boa alternativa para substituir os saltos são as sapatilhas e modelos femininos de oxfords que aliam conforto e classe.
Não só de roupas e acessórios se faz um look. A maquiagem também faz parte do uniforme e deve ser sem exageros: blush leve pra dar um ar de saúde, um pouco de rímel e lábios hidratados (com cor ou não). Use a base e o corretivo como aliados para esconder noites mal dormidas e uma espinha, por exemplo. O cabelo deve estar sempre limpo e alinhado!
Para quem trabalha em ambientes mais criativos e que demandam outra imagem, a lógica é a mesma, mas o que se observa são os objetivos. Um artista, por exemplo, não transmite a mesma mensagem que um advogado. Por isso, conhecer os objetivos e alinhar as propostas é fundamental. Algumas das peças que citei acima podem ser aplicadas de maneira criativa, basta saber equilibrar. Nas imagens fica ainda mais fácil de compreender o que digo aqui.
Um bom exemplo arrasta!
A busca por uma aparência profissional é constante. Clientes me procuraram com frequência para atingir a imagem ideal no trabalho. Recentemente, atendi uma jovem publicitária que tinha alguns ruídos de imagem. A pouca idade deu a ela aspectos indesejados no ambiente do trabalho: inexperiência, fragilidade e, por consequência, falta de credibilidade. Entretanto, ela é uma mulher dedicada e muito talentosa. O que faltava? Transmitir todas essas habilidades por meio da comunicação não verbal, ou seja, a imagem.
Depois de alinhar todos os objetivos por meio da consultoria de imagem, minha cliente conseguiu transmitir a mensagem correta, aquela que condizia com a realidade. E detalhe: por ser publicitária houve uma junção de objetivos: criatividade e credibilidade. O processo foi de compreensão do ambiente do trabalho e dos objetivos. E foi um sucesso!
É preciso mais que parecer
Outro detalhe importantíssimo. Não basta parecer profissional; é preciso ser profissional. Os elementos não visuais são ferramentas que ajudam a reforçar aquilo que somos. E a nossa imagem não é feita apenas de looks, maquiagens e acessórios. Também está diretamente ligado à nossa postura, nosso comportamento como um todo. Adotar alguns hábitos, como pontualidade, comprometimento e dedicação complementam a sua imagem dentro daquilo que ela realmente é. A comunicação não verbal é a cereja desse imenso bolo de mensagens.
Fabricio Alves
24/04/2021 12:19Que matéria TOP Priscila, adorei! Aproveitando sua matéria pra falar que prestamos esse tipo de serviço de construção dessas imagens através de fotografias desses profissionais no seu ambiente de trabalho "O processo foi de compreensão do ambiente do trabalho e dos objetivos." Adorei e já quero uma parceira com você. Parabéns!!!
Priscila Matos
26/04/2021 14:48Olá, Fabrício! Obrigada pela leitura e comentário. Ajustar objetivos profissionais a imagem é essencial! Vamos sim conversar sobre uma parceria. Será um prazer!
Ângela
23/04/2021 19:47Amei a matéria Priscila! Obrigada pelas dicas!
Priscila Matos
26/04/2021 14:49Obrigada pela leitura! Espero que seja útil para o seu dia a dia. Se aplicar as dicas, comenta comigo.