Todo mundo tem uma cor favorita, aquela que deixa a gente mais bonita, mais iluminada e que – olhem só! – parece que muda até nosso humor. E também acontece de algumas cores serem um verdadeiro pesadelo, né? Deixando a gente cansada, abatida, ou apagadinha, como diria a vovó. E isso vale pra tudo: maquiagem, cabelo, tudo mesmo! Quer um exemplo: sua amiga tem um batom lindo, maravilhoso, que você acha um charme, mas quando experimenta fica o “ó”! E se eu te disser que isso não acontece por acaso e que todos esses efeitos são objeto de estudo da coloração pessoal.
Tudo começou na virada do século passado, com Johannes Itten, um pintor suíço que teve uma sacada de gênio. Ele percebeu que os alunos dele usavam usava as próprias cores (da pele, do cabelo, dos olhos) para reproduzir grande parte das pinturas deles. Tempos depois, a estilista americana Suzanne Caygil usou essa teoria para separar as cores em quatro grupos. Ela os batizou com as quatro estações (primavera, verão, outono e inverno). Nos anos oitenta, as estações ganharam paletas, ou seja, um agrupamento de cores e tons, e três subgrupos dentro delas. Assim nasceu o método sazonal expandido, que é utilizado até hoje.
Agora é a parte que eu mais gosto! Vamos falar da prática! Descobrir as cores que nos favorecem exalta a nossa beleza natural. No teste da análise de coloração pessoal, comparamos a reação da pele, quando exposta a tecidos (em diversas cores) e, a partir daí, identifica-se algumas características. Dentre elas, a temperatura. Sim, isso mesmo. Vamos saber se o seu sub tom de pele é quente, frio ou neutro. Também avaliamos a profundidade, ou seja, se você fica melhor com cores claras ou escuras e a intensidade, se suas cores são as vivas ou as opacas. Sempre buscando aquelas que melhor se encaixam com a sua beleza natural.
Isso não muda, tá gente? Nem mesmo com a idade e também não importa se você pegou um solzinho. Cada pessoa é uma estação do ano, de acordo com o método da análise de coloração pessoal e cada estação tem suas características únicas e principais. Vou citar algumas:
Primavera: cores claras, alegres e luminosas.
Verão: cores suaves, acinzentadas e delicadas.
Outono: cores quentes, profundas e terrosas.
Inverno: cores frias, intensas e dramáticas.
Ter esse conhecimento é uma super vantagem na hora de se vestir bem. Afinal, faz parte do nosso auto conhecimento e evita, por exemplo, compras desnecessárias, de peças ou acessórios que não vão cair bem. Sem falar que as cores também são capazes de suavizar marcas do tempo, como rugas e linhas de expressão e até mesmo manchas e olheiras acentuadas. E aí, gostou? Ficou curioso?
Se quer aprender mais sobre a análise de coloração pessoal, dê um pulinho no meu Instagram @apriscilamatos e confira as dicas e pouco do meu trabalho com as cores. Tenho certeza que vão amar! E também teremos mais dicas por aqui...
Ah, antes de ir, comentem aqui: vocês sabem quais cores são melhores pra vocês? Conhecem a própria paleta? Conta aí!
Comentário mais curtido:
Sara
29/01/2021 12:03Doida pra fazer minha análise, não sei qual é a minha cartela. Arrasou!
Lili
23/01/2021 00:27A minha é verão puro! Fiz ano passado e foi top comprei minhas roupas de outro jeito e sou até mais bonita, eu acho
Priscila Matos
25/01/2021 12:23Oi, Lili! Obrigada pela leitura! Que legal! Saber a cartela muda a vida da gente, né? Com o tempo fica natural o olho se atrair pelas cores que harmonizam melhor.
Gilberto
23/01/2021 00:26As cores para os homens são mais difíceis. Parecem todas iguais. Não há uma forma mais simples de explicar e usar no dia a dia?
Priscila Matos
25/01/2021 12:22Oi, Gilberto. Obrigada pela leitura. Realmente os homens geralmente acabam usando só azul, verde e preto, né? Mas sabendo a cartela de cores é possível explorar mais as opções, já que a cartela tem muitos tons disponíveis.
Carla
23/01/2021 00:24tenho muita marca no rosto. Dá pra disfarçar?
Priscila Matos
25/01/2021 12:19Oi, Carla. Obrigada pela leitura. Através da análise nós descobrimos as cores que suavizam e as que pioram as marcas do seu rosto.
kaka
23/01/2021 00:23onde compra a palheta de cores? Vc vende?
Priscila Matos
25/01/2021 12:18Oi, Kaká! Obrigada pela leitura. Eu ainda não vendo, mas em breve terei em pronta entrega. 🥰
Luciana
23/01/2021 00:22Ainda não sei a minha. Explica mais sobre como é o método?
Priscila Matos
25/01/2021 12:17Oi, Luciana! Obrigada pela leitura. Na análise nós utilizamos tecidos com as cores de cada estação. Primeiro descobrimos se o subtom da sua pele é quente, frio ou neutro. Depois descobrimos qual a sua cartela de cores comparando os tecidos que deixam sua pele mais bonita. Depois disso te explico como usar essa cartela e também como usar as cores que não estão nela. Se tiver mais alguma dúvida é só falar que explico melhor. 🥰
luribeirot
22/01/2021 18:18Sensacional! Faz toda diferença. Ainda não sei minhas cores, mas estou louca pra descobri 👏🏽
Priscila Matos
25/01/2021 12:13Oi, Luane! Obrigada pela leitura! Faz diferença demais, né. Assim que puder faça. 🥰