Uma multidão tomou conta da frente do Unipam.

Cerca de 8.500 candidatos se inscreveram para Vestibular 2016 do Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam. Teve gente que veio de longe para concorrer às vagas disponibilizadas nos 29 cursos superiores oferecidos pela instituição. Um grande esquema de segurança foi montado para garantir a realização das provas.

Do lado de dentro do Campus um batalhão de funcionários do Unipam observavam cada detalhe. Do lado de fora, a Polícia Militar montou um esquema especial de segurança. Parte da Major Gote e as ruas laterais foram interditadas. Este ano a coordenação do Vestibular do Unipam decidiu antecipar em uma hora o fechamento dos portões.

O início das provas estava marcado para as 13h, mas os portões foram fechados ao meio dia. A decisão foi bastante contestada. Dezenas de candidatos ficaram do lado de fora. Gente como a Jaqueline Justino de Almeida, que saiu de Campo Verde no Estado do Mato Grosso, para tentar uma vaga para medicina e que acabou ficando do lado de fora por apenas alguns minutos de atraso.

Como o edital do Vestibular do Unipam previa que a comissão poderia analisar casos excepcionais de atraso e como ninguém da comissão do Vestibular apareceu na portaria da instituição para analisar esses possíveis casos excepcionais, alguns candidatos decidiram registrar um boletim de ocorrência para reivindicar o direito de participar do processo seletivo.

O Vestibular 2016 do Unipam é constituído de 60 questões de múltipla escolha nas disciplinas de língua portuguesa, inglês ou espanhol, matemática, biologia, física, química, história e geografia, além de uma redação no valor de 20 pontos. Os candidatos tinham cinco horas para realizar as provas.

O resultado do Vestibular será divulgado no dia 17 de novembro a partir das 16 horas. O candidato que tirar menos de 10% na prova de redação ou zerar o caderno de provas será desclassificado. Os aprovados poderão realizar as matrículas no período de 18 a 20 de novembro.

Autor: Maurício Rocha