Deverá ser votada na reunião desta quinta-feira (07) na Câmara Municipal de Patos de Minas, o Projeto de Lei de autoria do vereador Pedro Lucas que obriga a notificação, em caráter de emergência, nos casos de morte encefálica. Para não errar na hora da votação, os membros da comissão de saúde foram em busca de informações sobre o tema.

O Presidente da Comissão de Saúde, Isaías Martins de Oliveira e a Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo - Dalva Mota - conversaram com um dos representantes do MG Transplantes em Patos de Minas, o Técnico em enfermagem e enucleação, Martius Franssinelli Cambraia, que explicou que, há mais de dois anos, foi implantada a captação de órgãos e tecidos em Patos de Minas, tendo como referência o Hospital Regional, sendo que, atualmente, abrange múltiplos órgãos.

De acordo com o representantes do MG Transplantes, quando é constatada a morte cerebral, o órgão abre um longo processo até a doação. “Inicia-se a sensibilização com a família do possível doador orientando os familiares como ocorre o processo de doação, quais são as etapas a serem realizadas, abriremos o protocolo e de imediato, comunicamos a Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) em Uberlândia e, simultaneamente, são realizados testes de apneia e de eletroencefalograma que duram de 6 a 12 horas para comprovação da morte encefálica”, explica.

Todo o processo pode ser acompanhado por um médico de confiança da família do doador. Assim como em todo país, na região de Patos de Minas o número de doações de órgãos tem aumentando a cada dia. Só no mês de setembro de 2010, foram realizadas 14 sensibilizações com resultado de cinco doações, entre córneas e múltiplos órgãos.

Para esclarecer as dúvidas dos vereadores e da população, coordenadores do MG Transplantes de Patos de Minas e Uberlândia vão participar da reunião dos vereadores nesta quinta-feira. Elas vão usar a tribuna livre para explicar os procedimentos que são adotados antes de fazer a retirada dos órgãos. A reunião está marcada para as 14h no plenário da Câmara.