As queimadas em lotes vagos têm causado transtornos em todo país. Em Patos de Minas o número de chamados ao Corpo de Bombeiros para conter as chamas não para de crescer. Em Presidente Olegário, o problema é tão sério que a vereadora Zélia Queiroz criou um Projeto de Lei proibindo a realização de queimadas.
O PL 012/2010, além de proibir a realização de queimadas, prevê punição para o proprietário ou responsável pelo imóvel. A multa seria estipulada pela Prefeitura, que teria um prazo de 60 dias para regulamentar a lei. A medida, no entanto, gerou polêmica entre os vereadores e acabou ficando sob vista.
O vereador Januário Dentista, que é do Partido Verde, argumentou que o Projeto de Lei precisa de emendas para não cometer injustiça. Ele disse que o fogo pode ser provocado por terceiros. O parlamentar se esqueceu que, se o proprietário manter seu imóvel limpo, não haverá como ocorrer a queimada.
O vereador Antônio Camargos disse que o legislativo e executivo tem que elaborar uma Lei que puna os contribuintes que não mantém seus lotes limpos. “Sugiro que faça uma Lei aumentando o IPTU desses contribuintes consideravelmente e proporcione ao mesmo tempo um desconto ou prêmio para quem mantêm seu lote limpo”, informou. Em Patos de Minas existe uma lei assim que não tem funcionado contra as queimadas.
Para a vereadora autora do PL, este projeto deverá se tornar um marco no setor ambiental da cidade, trazendo saúde e qualidade de vida para todos. “Os cientistas apontam as queimadas como responsáveis por cerca de 70% das emissões de gás carbônico do Brasil” destacou Zélia Queiroz. A vereadora afirmou também que, no período das queimadas, os postos de saúde e hospitais recebem mais pacientes com problemas como asma, bronquite e hipertensão.
Vereadora de Presidente Olegário cria Projeto de Lei que proíbe as queimadas
O PL 012/2010, além de proibir a realização de queimadas, prevê punição para o proprietário ou responsável pelo imóvel.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
[[totalComentarios]] COMENTÁRIOS
[[ totalComentarios ]] COMENTÁRIO
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros.
O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou
que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento,
mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!
Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.
Últimas
NOTÍCIAS
- 25/12/2025
- em Policiais
Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba
- (2)
- COMPARTILHAR
- 25/12/2025
- em Cidade
Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas
- (1)
- COMPARTILHAR
- 24/12/2025
- em Cidade
Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas
- (46)
- COMPARTILHAR
- 24/12/2025
- em Cidade
Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano
- (1)
- COMPARTILHAR
- 24/12/2025
- em Regionais
Denúncia anônima leva PM a prender suspeito de tráfico de drogas em Serra do Salitre
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Regionais
Motorista de 57 anos morre após caminhão carregado com grama capotar na BR 365
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Regionais
Polícia Militar desarticula grupo suspeito de tráfico e apreende arma de fogo no centro de Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Regionais
Polícia Militar é acionada para conter violência doméstica e prende homem armado em Patrocínio
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Regionais
Motorista perde o controle após ser ofuscado por farol e capota na MG410, em Presidente Olegário
- (5)
- COMPARTILHAR
- 20/12/2025
- em Regionais
Polícia Militar de Serra do Salitre chega à 34ª prisão no ano e intensifica combate ao tráfico de drogas
- (1)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Gerais
Ata de reunião de Acordo de Cotistas da Empresa “Holding GPS Real Estate LTDA”
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Gerais
Novo ministro diz que governo deve priorizar acesso do povo ao turismo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 23/12/2025
- em Gerais
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Gerais
Câmara cancela passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
- (1)
- COMPARTILHAR
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]