Patos de Minas é a primeira cidade a receber a visita do novo técnico da Seleção Brasileira Feminina de Basquete em Cadeiras de Rodas. O canadense Dylan Cárter, que assumiu o comando da seleção há menos de um mês, passa alguns dias na Capital do Milho treinando com as equipes masculina e feminina da Associação Paralímpica Patense (APP/UNIPAM). Com um ano marcado por Sul-americano e Mundial, alguns atletas de Patos de Minas aparecem nas primeiras convocações e poderão representar o país nas competições.

O Patos Hoje acompanhou um treino na manhã desta sexta-feira (20). O técnico ainda não fala português, apenas algumas palavras, e contou com auxílio de atletas fluentes em inglês, como a Geisa Vieira e a Brenda Bauer, para passar as instruções. Durante um período de cerca de 20 dias, essa tem sido a rotina da APP/UNIPAM no ginásio localizado no Centro Universitário.

O canadense conversou com a nossa reportagem, com tradução da atleta Geisa. Ele afirmou que está gostando da experiência em Patos de Minas, por poder conhecer as atletas de perto. Dylan também afirmou que a Capital do Milho é uma cidade muito acolhedora. O técnico ainda disse que as visitas vão ajudá-lo a conhecer a realidade de cada clube e também para aprender a língua portuguesa.

Sobre assumir a Seleção Feminina, Dylan afirmou que ainda não trabalhou como técnico principal de uma seleção e que vai ser uma “ótima experiência”. O canadense atuou na comissão técnica do Canadá nos últimos três jogos paraolímpicos (2016, 2020, 2024). Para o treinador, o Brasil tem muito potencial e acredita que vai desenvolver ainda mais a equipe.


A visita a Patos de Minas também é um momento de contato com duas atletas patenses que estão na lista de convocação da segunda etapa de treinamentos da seleção, Gleisa e Brenda. Ambas destacaram que o canadense transmitiu experiências importantes para os atletas de Patos de Minas. As duas vivem a expectativa de representar o país no Sul-americano, que acontece no meio do ano, e no Mundial.

Os atletas masculinos da APP/UNIPAM também estão se destacando e garantindo convocações. Um deles é o ala Lucas Arão que destacou que a presença do Dylan tem sido importante para corrigir erros de posicionamento de cadeiras e de mãos. O atleta também estará presente na fase de treinamento da seleção, assim como o pivô Hiago Silva. A seleção masculina ainda não garantiu vaga no mundial.

Nos próximos dias, Dylan Carter deverá viajar para outras cidades, antes de ir para São Paulo, para a fase de treinamentos da seleção. Em seguida, voltará para o Canadá, por alguns dias, para ajeitar os últimos detalhes da documentação. Logo após, o técnico deve se mudar em definitivo para o Brasil.


APP/UNIPAM

As equipes de basquete sobre em cadeiras de rodas da APP/UNIPAM são destaques no esporte em ambas as modalidades, masculina e feminina. Neste ano, ambas terão um grande calendário pela frente, com pelo menos 11 competições. Eduardo Ribeiro, treinador das equipes, afirmou que atualmente a equipe consegue manter uma rotina de treinamento “o mais próximo do ideal”, com o objetivo de ajudar os atletas a terem performances ainda melhores.

Eduardo disse que isso é possível graças ao apoio do UNIPAM com treinamento em quadras e academia.