A quantidade de veículos armazenados no local impressiona.
Veículos de todas as marcas e modelos, alguns do ano e outros bem antigos, novinhos ou em péssimas condições de conservação, mas todos com o mesmo destino, o pátio do Detran de Patos de Minas. A área gigantesca localizada na avenida J.K está tomada por carros, motos e bicicletas que foram apreendidos pelos órgãos de segurança. A superlotação impressiona e preocupa.

Pela legislação os proprietários que tem seus veículos apreendidos têm 30 dias para regularizar a situação. A partir de 90 dias, o Departamento de Trânsito fica autorizado a leiloar o automóvel. A última vez que um leilão foi realizado em Patos de Minas, no entanto, foi em 2010. De lá para cá, centenas de veículos se acumulam no único pátio credenciado do Detran na cidade.

São quase 2 mil veículos armazenados no local, sendo que a maioria é de motocicletas. De acordo com a direção da empresa que administra o Depósito de Veículos do Detran, são cerca de 1500 motos a espera do dono. São veículos apreendidos principalmente por falta de documentação que não tem condições de voltar para as ruas.

A superlotação no local preocupa. Um novo espaço teve que ser disponibilizado para a armazenagem dos veículos apreendidos e a situação se agrava a cada dia. O problema, no entanto, não é privilégio de Patos de Minas. Outras cidades mineiras estão nas mesmas condições.

De acordo com o delegado regional, Elber Barra Cordeiro, a demora na realização dos leilões de veículos apreendidos é provocada pela dificuldade na escolha de leiloeiros para fazer o trabalho. O chefe do DETRAN explicou que esta dificuldade está sendo superada e que os leilões deverão voltar a acontecer em breve.

Autor: Maurício Rocha