Patos de Minas é uma boa cidade? Ela está crescendo de forma correta? O que precisa melhorar? Que tipo de cidade queremos no futuro? Essas são algumas das perguntas que o projeto Patos 2030 desenvolvido pelo Sebrae Minas pretende responder. O Plano de futuro para a cidade começou a ser desenvolvido nessa segunda-feira (02) com uma série de reuniões.

O objetivo do projeto "Patos 2030" é estabelecer as prioridades indicadas pela população com o envolvimento de diversos setores do município. Palestras e reuniões estão sendo realizadas com pessoas da comunidade. À tarde o encontro foi na sede do Sebrae com representantes de entidades e a noite no Unipam para ouvir a população.


As ações são conduzidas pelo especialista em desenvolvimento de cidades e planejamento de futuro Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá (PR). Esses primeiros encontros são um momento para sensibilizar as pessoas e ouvir demandas, principalmente, da sociedade civil organizada. O intuito é definir ações prioritárias em setores como saúde, educação, economia, segurança, mobilidade urbana, esporte, lazer, cultura e turismo para o desenvolvimento sustentável do município.

De acordo com a analista do Sebrae Minas Jéssica Viana o Plano deverá ser concluído até meados do ano que vem, para que seja apresentado aos candidatos a prefeito e para que eles façam um compromisso de atender as demandas estabelecidas pela população. “O objetivo é que os possíveis administradores municipais para o próximo pleito possam formalizar um compromisso, e dar continuidade ao que foi apontado pela comunidade”, explica.