A secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, disse nesta sexta-feira (14) que os casos de Covid-19 em Patos de Minas poderão triplicar nas próximas duas ou três semanas. A média de casos nos últimos dias na cidade ficou acima de 200. Medidas foram anunciadas para melhorar o atendimento à população. Novas restrições para o funcionamento do comércio foram descartadas, a única possibilidade é de que o uso de máscara possa voltar a ser obrigatório em locais abertos.

Segundo a secretária municipal de saúde, a boa notícia é que 90% das pessoas que testam positivo para a Covid-19 não estão evoluindo para casos graves. Ela alertou, no entanto, que o índice de contaminação alto demais pode trazer consequências. Ana Carolina pediu a colaboração da população, para que evite aglomerações. Ela explicou que a variante Ômicron contamina de forma muito rápida, mas devido à vacinação, não está havendo tantas internações.

Questionada sobre a possibilidade de ter que adotar novas medidas restritivas na cidade, Ana Carolina informou que a cidade faz parte do Programa Minas Consciente e que, neste momento, não há indicação de mudança de onda. Patos de Minas está na Onda Verde e os indicadores não mostram necessidade de mudança, muito porque a ocupação dos leitos está baixa.

Devido ao aumento repentino nos casos de Covid-19, pode faltar testes para todos e que por isso, o município vai adotar algumas mudanças. Somente serão testados os seguintes casos: -pacientes que tenham maior gravidade de sintomas; -pacientes hospitalizados e cirúrgicos; -pessoas no grupo de risco; -gestantes; -trabalhadores assistenciais da área da saúde; e colaboradores de serviços essenciais. "Devido à limitação nos testes, pode haver subnotificação dos casos nos próximos boletins", afirmou.

As pessoas com casos de Covid-19 deverão permanecer isoladas pelo período de sete dias, inclusive as infectadas com Influenza, já que ela também é transmissível. A partir de segunda-feira, o novo Centro de Atendimento para casos de Covid-19 será aberto no antigo Posto Leãozinho, na rua Dona Luíza, próxima ao Colégio Estadual. Os testes serão concentrados neste novo ponto para permitir que as unidades atendam as outras demandam e também evitem novas contaminações. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o funcionamento vai acontecer 24 horas.

Ela destacou que a volta à aula de forma presencial em fevereiro não está certa e que vai verificar o cenário para decidir como vai ser o reinício das aulas. "Se acontecer de atrasar, não deve passar de março", contou. E, por parte da Prefeitura, não vai exigir o comprovante de vacinação, no entanto defendeu a imunização de todos.

A vacinação de crianças de 05 a 11 anos deve acontecer na próxima semana. Segundo Ana Carolina, a Superintendência Regional de Saúde buscará as vacinas em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (14), e na segunda deve ser conhecido o número de doses destinadas a Patos de Minas. A partir disso, vai elaborar o calendário. "A vacinação das crianças deve começar na próxima semana. Não há nenhum dado oficial sobre intercorrência ou morte de crianças relacionados com a vacina. Há muitas sequelas pela Covid-19, nada pela vacina. Minha filha só tem 1 ano e 8 meses, se tivesse 5 anos, eu a vacinaria com toda a certeza", afirmou.

O atestado para pessoas com suspeita de Covid-19, mesmo sem o teste, é de 7 dias de afastamento. "Se for influenza, ela também exige isolamento para não infectar outras pessoas", destacou. Ana Carolina disse que gostaria de descentralizar a testagem, levando os testes para a Zona Rural, no entanto, está faltando mão de obra e devido a isso não é possível.

Ana Carolina pediu consciência da população sobre essa nova onda da pandemia e destacou a necessidade do uso de máscara e a higienização das mãos.