O ano de 2010 em Patos de Minas e região foi marcado por tragédias nas estradas. Na BR365, uma van para em carreta e 13 vidas são interrompidas. Dor e sofrimento para muitas famílias. Um carro sai da pista despenca em córrego exatamente em dia de cheia e tira a vida de 4 jovens. Ali pertinho, uma árvore solitária às margens da pista tira a vida de mais quatro garotos. No perímetro urbano, motociclistas sofrem com acidentes e fazem chorar suas famílias. Um deles morreu ao bater em outro motociclista e em vaso de planta.



O inferno das drogas. Uma mãe fez uso de crack por toda a noite e um inocente e indefeso bebê sofreu no chão frio da madrugada. Um filho pôs quem lhe deu a vida para fora da casa, para usar droga lá dentro. Onde foi parar o amor? Inúmeros traficantes são trancados nas celas do presídio e, depois de advogado, é a vez de professor universitário seguir o caminho perverso dos entorpecentes. Quadrilhas foram desmontadas e quilos e quilos de crack, maconha e cocaína retirados da comunidade. O que está faltando às pessoas?



No esporte, rivalidade e paixão. A volta dos clássicos entre Mamoré e URT mexeu com o coração dos torcedores e parou a cidade. Mamoré sorriu ao comemorar o retorno à elite do futebol mineiro jogando futebol, mas chorou por causa de uma rasura na FMF. O clube perdeu no tapetão o acesso. No esporte especializado uma coisa inédita. Um patense se revela como tenista e conquista prêmios a nível nacional. Brasil perde jogo para Holanda e patenses encerram festa pelo Hexa.



Um castigo do tempo. Patos de Minas recebe um temporal há muito não visto na cidade e patenses iniciam ano contabilizando prejuízos. Em setembro, moradores sofrem com estiagem e residências têm que ser desocupadas com a ameaça das queimadas. A fuligem nublou a visão e deixou o tempo escuro. E na reta final, a cidade sofreu com alagamentos. Motoristas ficaram parados no meio das ruas e moradores mais uma vez sofreram prejuízos com a sujeira da água.



Na educação, uma conquista inédita. Patos de Minas recebe campus da Universidade Federal. Polêmica no local de instalação. Região dos 30 Paus é confirmada e patenses reclamam de favorecimento. Orgulho da cidade. Alunos do Zama Maciel recebem prêmio a nível nacional. Desrespeito e vergonha em busca de ensino qualificado. Pais dormem dias na fila para matricular filhos em escola pública. Fraude em vestibular. Candidato usa ponto eletrônico para conseguir ser um médico.



Paixões e mortes. Jovem retira estudante de sala de aula e mata a mãe de sua filha na frente de professores e colegas. Inconformado com separação, homem entra em ônibus e atira contra ex-mulher e se enforca. Entregador vai à casa da ex-namorada mata a garota de 15 anos e atira contra a própria cabeça. Um crime bárbaro. Empresário é assaltado e acaba morto a tiros no caminho do banco. Os assassinos pegam 60 anos de cadeia. Violência e mais violência. Na cidade, acerto com o tráfico faz muitas famílias chorarem e na Zona rural, por nada, homem é morto em bar.



Os menores e as proibições. Parece que os patenses ficaram reféns de seus próprios filhos. No centro da cidade, os adolescentes não podem mais trabalhar, mas beberam e farrearam como nunca. Festas regadas à bebida foram várias. No Cadeião, os infratores foram liberados e não podem mais voltar. No presídio, estavam irregulares e também não poderão ficar. O centro de recuperação está sendo construído, mas o que era para ontem está demorando uma eternidade. E enquanto não sai, a comunidade sofreu com os pequenos criminosos que até foram tratados como heróis depois de audiência. Onde estão os valores humanos?


Na política, algo inédito. Mesmo sem apoio do povo patense, Brasil elege primeira mulher presidente. Governador confirma força de Aécio e Minas continua o ciclo tucano por mais quatro anos. Na Câmara Federal, Patos terá mais força. 3 deputados lutarão pela cidade. Deputado eleito saiu em festa pelas ruas da cidade. No Estado, Dr Hely recebeu uma avalanche de votos e foi um dos deputados mais votados. No governo, Elmiro Nascimento será o representante patense na agricultura.



Escândalos e corrupção. Uma manobra polêmica elege o vereador Carlito para presidente do Legislativo Patense em 2011 e Isaías denuncia pedido de propina. Em Carmo do Paranaíba, ex-prefeito é condenado a anos de reclusão e vereadores vão para cadeia por fraude. Empresários dos diamantes são presos com armas e pedras preciosas e os nomes dos criminosos foram escondidos da população.



A maior festa da cidade. Com os melhores artistas do Brasil, a Fenamilho levou diversão a milhares de patenses e pessoas de todos os cantos do Brasil. Uma dupla sertaneja foi a mais elogiada e eleita a melhor da festa. E ali começou a despontar Gusttavo Lima que foi ao topo ao ser atração no Faustão. Um sonho e uma emoção. Garoto paraplégico com sonho de ser policial ganha farda de presente de aniversário e vira herói por um dia em Patos de Minas.



Dor e respeito. Militar patense morre no Haiti e é enterrado como Herói Brasileiro. Realizações com pompa. Viaduto finalmente é inaugurado e população ganha restaurante com comida barata e de qualidade. Uma fruta, um nome e uma polêmica. Casal sofre para registrar filha. Mendigos na rodoviária. Privatização é a solução, mas demora agrava situação e população cobra. Crueldade. Galo vivo é cravado de agulhas para ritual de macumbaria.