Depois de mais de seis anos de trabalho, a restauração do Casarão de Olegário Maciel finalmente será concluída. O Fundo Estadual de Cultura liberou os recursos necessários para o término da obra. Depois de pronto, o lugar vai abrigar o Museu da Cidade de Patos de Minas.

A obra foi retomada para a última etapa em dezembro do ano passado. Os profissionais já instalaram o elevador para facilitar o acesso de idosos e portadores de deficiência, o circuito fechado de TV, que vai permitir o monitoramento de todos os cômodos, e o sistema de alarme que vai proteger o Casarão.

Os profissionais trabalham agora na recuperação do piso. O assoalho vai passar por uma raspagem e receberá uma cera especial. A surpresa, nesta etapa, ficou para o lado de fora. Ao retirar o cimento, em volta da casa, os profissionais descobriram que as calçadas eram feitas de tijolos. Eles foram todos restaurados.

O casarão localizado na avenida Getúlio Vargas foi construído na década de 1910 para ser a residência do então governador de Minas Gerais Olegário Maciel. Além da importância arquitetônica, o imóvel também tem enorme valor histórico e cultural. Na época, muitas decisões importantes para o Estado foram tomadas daqui.

Ao entrar na última fase de restauração, a Divisão de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura faz planos para abrir o Casarão. De acordo com o arquiteto Alex Borges, a expectativa é de que no início do segundo semestre deste ano o trabalho esteja concluído, permitindo assim a montagem do museu.

Nesta etapa, as obras na Casa de Olegário Maciel vão custar R$ 286 mil, dinheiro liberado pelo Fundo Estadual de Cultura. Depois de concluída, a restauração que começou em 2004, terá consumido cerca de R$ 1 milhão. O valor histórico e cultural do imóvel, no entanto, é incalculável.

De acordo com o secretário municipal de cultura, Márcio Maciel, com a abertura do Museu, o Casarão de Olegário Maciel, com sua riqueza artística e arquitetônica, vai contar a história de Patos de Minas e de sua gente e estará aberto para quem quiser ver.