A rede de esgoto da rua Vereador João Pacheco está dando trabalho para os funcionários da Copasa. As manilhas de barro foram colocadas a cinco metros de profundidade e, como a região é plana, em muitos trechos, a caída não foi suficiente para escoar os dejetos. As obras na rua tiveram início em Janeiro do ano passado, ainda quando o esgoto era de responsabilidade da prefeitura, e só deverão ser concluídas no final do mês de fevereiro.

Para resolver os problemas de entupimento e retorno do esgoto para dentro das casas, a Copasa está substituindo a antiga rede de manilhas de barro de 200mm por tubos de PVC de 300 mm. Além disso, uma rede auxiliar está sendo construída, mais próxima à superfície, para facilitar o trabalho de manutenção. Com estas mudanças, os engenheiros da Companhia de Saneamento pretendem resolver o problema.

Mas os moradores da região vão ter que exercitar um pouco mais a paciência. Como a rede é profunda demais, o trabalho é mais demorado. Máquinas pesadas estão sendo usadas na obra. Além disso, a Copasa usa um moderno sistema de escoramento para evitar desmoronamentos e para não repetir o transtorno do enorme buraco que se formou no início da obra.

Esta semana, a obra chegou ao cruzamento com a avenida Brasil. O trânsito está interditado no local. De acordo com o engenheiro, Regis Gomes, a intenção é concluir o trabalho neste local até o final desta semana para liberar o trânsito. Os reparos na pavimentação deverão ser feitos até quarta-feira da próxima semana.

A conclusão da obra, no entanto, deverá demorar um pouco mais. Ao todo, são 280 metros de rede de esgoto que estão sendo substituídos. A intenção da Copasa é concluir todo o trabalho na rua Vereador João Pacheco até o final do mês de fevereiro.