Não é de hoje que o tráfego intenso de veículos pesados sobre a Ponte do Rio Parnaíba é motivo de preocupação. Carretas e caminhões passam por ali a todo instante e balançam a estrutura inteira. Mas isso não significa que a passagem está sendo comprometida. A Ponte do Arco como é chamada foi feita para balançar.

A Ponte do Rio Parnaíba no final do bairro Nossa Senhora Aparecida, com sua estrutura imponente e seu arco gigante, tem muita história para contar. O projeto começou a ser idealizado em 1855. A intenção era substituir o Porto do Justino que existia ali, para fazer a passagem de pessoas e mercadorias para a outra margem do Rio.

Antes, foi construída uma ponte de madeira. A construção da atual ponte só teve início em 1910. O projeto audacioso gerou polêmica e dúvidas naquela época. Muita gente duvidava que aquela passagem gigante ficaria pronta, mas depois de 16 anos de trabalho a ponte ficou pronta.

A inauguração da Ponte sobre o Rio Paranaíba ocorreu 1926 e representou um marco para a arquitetura nacional. Na época, o governador do Estado disse que a passagem era a mais importante obra arquitetônica da década em toda a América do Sul. O projeto chama a atenção até hoje.
Ao invés de construir pilares, os profissionais da época optaram por arcos fazendo com que a enorme estrutura ficasse suspensa. Este modelo de construção era inédito na época e foi o primeiro a ser construído em toda a América do Sul.

Por ser tão importante para economia e para a história do município e por representar um marco na arquitetura brasileira, a Ponte sobre o Rio Paranaíba foi tombada pelo Patrimônio Histórico e se transformou em cartão postal da cidade.