Educação permanente de forma fácil, rápida e interativa. Essa é a proposta inicial do Canal Minas Saúde, que vai ser inaugurado dia 9 de outubro. O primeiro programa dessa nova rede é o Via Saúde, que busca capacitar, a princípio, profissionais das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), que atuam em 2.772 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Minas Gerais. Na segunda etapa, serão capacitados profissionais de 4.000 unidades.
Esse programa, que é um curso de Gestão da Clínica, é baseado nas 12 linhas guias do Estado de Minas Gerais e tem caráter de pós-graduação. Com transmissão ao vivo, o curso será ministrado às quintas-feiras, até dezembro de 2009, no horário de 15h às 16h, que foi negociado junto com os municípios. Rubenshidmit Riani, Coordenador do Canal Saúde, explica a importância disso. “Esses horários foram previamente combinados para que não haja evasão e o não comparecimento dos profissionais envolvidos”, frisou.
Essas aulas são uma forma prática e eficiente de treinar toda a equipe e não mais um profissional isolado, já que não há deslocamento, como acontece atualmente no processo de educação permanente. A diminuição dos custos também é outro aspecto positivo da iniciativa, conforme declarou Eugênio Vilaça, consultor da Secretaria de Estado de Saúde. “Na forma de educação permanente tradicional, o custo é enorme e sem agregar valor educacional. Já pela TV o custo por aluno é menos de 100 reais por ano”, ressaltou. O objetivo é acabar gradativamente com os cursos que demandam maiores gastos e com essa verba criar um Fundo de Educação Permanente.
Além do programa Via Saúde, os alunos terão à sua disposição, gratuitamente, material didático impresso e atividades via portal na Internet, que vão contar com tutoria composta por médicos com conhecimento em PSF.
Devido a amplitude do projeto, ele não vai alcançar somente as UBS, mas também todos os hospitais que fazem parte do Pro-Hosp e todas as maternidades Viva Vida, além de todas as salas de educação permanente.
Nesse primeiro momento, o canal visa o fortalecimento da atenção primária, mas o objetivo é que ele se torne uma ferramenta útil para diversas áreas como Vigilância Epideomológica, Sanitária e Ambiental. Francisco Lemos, Gerente de Vigilância Ambiental acredita que esse canal é um instrumento muito interessante. “Na área de Vigilância Ambiental, existem 10.000 agentes de controle , que muitas vezes não têm conhecimento de uma forma de comunicação correta para abordar a população. Agora temos a possibilidade de facilitar a interação e discutir permanentemente novas formas de abordagens com os agentes”, falou.
Essa iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde incentivou outros estados a vir conhecer o projeto, como é o caso de Joanna Jaeghl, do setor de Normalização da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo. Para ela o canal é revolucionário e a expectativa é grande. “A equipe está em consonância, o que garante o sucesso que o canal provavelmente terá”, entusiasmou-se. Além disso, ela lembrou que no Espírito Santo também estão trabalhando com a atenção primária, e “há a possibilidade da criação desse espaço lá”, finalizou.
Profissionais de saúde serão capacitados permanentemente pela TV
Essa é a proposta inicial do Canal Minas Saúde, que vai ser inaugurado dia 9 de outubro.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 20/12/2025
- em Policiais
Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas
- (2)
- COMPARTILHAR
- 20/12/2025
- em Policiais
Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça
- (6)
- COMPARTILHAR
- 20/12/2025
- em Policiais
PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas
- (0)
- COMPARTILHAR
- 20/12/2025
- em Cidade
Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG
- (50)
- COMPARTILHAR
- 20/12/2025
- em Cidade
Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028
- (3)
- COMPARTILHAR
- 20/12/2025
- em Regionais
Polícia Militar de Serra do Salitre chega à 34ª prisão no ano e intensifica combate ao tráfico de drogas
- (0)
- COMPARTILHAR
- 19/12/2025
- em Regionais
Assaltante armado invade loja, rende vítimas e foge levando diversos celulares; veja o vídeo
- (57)
- COMPARTILHAR
- 19/12/2025
- em Regionais
Caminhão apresenta falha mecânica e semirreboque carregado com soja tomba na MG410
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/12/2025
- em Regionais
Justiça Federal nega direito a porte de arma a atirador esportivo em Minas Gerais
- (10)
- COMPARTILHAR
- 18/12/2025
- em Regionais
Trabalhadora será indenizada após ser eleita como “Rainha do Absenteísmo” em evento interno da empresa
- (1)
- COMPARTILHAR
- 17/12/2025
- em Regionais
Homem furta celular em loja de São Gotardo e acaba preso quando seguia para Dores do Indaiá
- (0)
- COMPARTILHAR
- 19/12/2025
- em Gerais
Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro
- (0)
- COMPARTILHAR
- 19/12/2025
- em Gerais
Lançamento de foguete em Alcântara poderá ser visto ao vivo; acompanhe
- (1)
- COMPARTILHAR
- 19/12/2025
- em Gerais
PF: movimentações suspeitas de Jordy e Sóstenes somam R$ 28,6 milhões
- (1)
- COMPARTILHAR