A Secretaria Municipal de Infraestrutura já começou a retirar os tachões das ruas do centro da cidade. A medida atende a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito que proíbe o uso destes dispositivos nas vias públicas de todo o país. Em Patos de Minas, além do grande número de quebra-molas, os tachões também passaram a ser utilizados como redutores de velocidade.

Os dispositivos foram instalados em vários pontos do centro da cidade, como na entrada da rua Tenente Bino, no início da rua Tiradentes, em frente à Delegacia de Furtos e Roubos e na Praça Desembargador Frederico, da Antiga Rodoviária. A maior parte deles já foi retirada.

Os tachões eram usados em Patos de Minas como eficientes redutores de velocidade. A Proibição do uso dos tachões foi justificada pelo Conselho Nacional de Trânsito com a alegação de que este dispositivo, além de danificarem as vias públicas e os veículos, podem provocar acidentes.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura deverá buscar novos dispositivos para fazer com que os motoristas reduzam a velocidade nos trechos com maior risco de acidentes. Marcas onde estavam os tachões ficaram registradas no asfalto.