O prédio público mais antigo de Patos de Minas resiste às polêmicas e ao tempo e chega aos 100 anos.
O prédio público mais antigo de Patos de Minas resiste às polêmicas e ao tempo e chega aos 100 anos. O aniversário acontece nesse mês de agosto e pode marcar um novo tempo para a estrutura que tem um significado histórico importante para o município. O prédio vai deixar de ser sede da Polícia Civil e poderá abrigar mais um espaço cultural na cidade.

O prédio foi construído em 1912 com recursos do município de Patos de Minas para abrigar a Casa de Câmara e a Cadeia Pública. Na época o local escolhido era estratégico, bem ao lado da Lagoa dos Patos, com vista para bela paisagem. A imponente construção em estilo eclético passou a abrigar também o Fórum da Comarca, que permaneceu aqui até 1930.

A Cadeia Pública permaneceu no prédio por mais tempo. Algumas rebeliões foram registradas no local na década de 90. O principal alvo da polêmica, no entanto, era a carceragem localizada nos fundos do segundo piso. Durante décadas, a carceragem com suas celas minúsculas era o único espaço disponível na cidade para abrigar os adolescentes infratores. Pelo menos, um garoto foi morto ali.

A carceragem foi interditada, mas o prédio não deixou de gerar polêmica. As últimas reclamações estão ligadas às péssimas condições da estrutura. As goteiras estão por toda a parte e o telhado ameaça desabar. Funcionários das Delegacias de Furtos e Roubos e Tóxicos e Entorpecentes, que ainda funcionaram no prédio, não cansam de reclamar.

Mas falta muito pouco para a desocupação. As duas delegacias serão transferidas para uma nova sede que está sendo preparada na rua Joaquim das Chagas e o sobrado centenário finalmente poderá descansar. O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural e deverá passar por uma restauração.

Ao completar 100 anos, o mais antigo prédio público de Patos de Minas também deverá ganhar uma nova destinação. Ao voltar para as mãos da Prefeitura, a estrutura deverá dar lugar a um novo espaço cultural na cidade.

Autor: Maurício Rocha