A morte de um comerciante de 40 anos na última sexta-feira (02) em Patos de Minas levou a Polícia Militar a emitir um novo alerta sobre os procedimentos a serem adotados durante um assalto à mão armada. Alguns cuidados podem evitar que tragédias como essa ocorram e ainda ajudar a polícia a encontrar os autores do crime.

A primeira recomendação da Polícia Militar é para que as vítimas não reajam em hipótese nenhuma, tentem manter a calma e evitem brincadeiras. No caso do latrocínio da última semana na rua Ponto Chic, o comerciante não acreditou no assaltante. Ele teria batido a mão na arma do criminoso que acabou efetuando três disparos.

A Polícia Militar orienta que as vítimas não olhem diretamente nos olhos do criminoso, mas que discretamente procure observar detalhes que possam ajudar na identificação, como detalhes das roupas, capacetes, cor da pele, estatura, cicatrizes e tatuagens. Gírias e modo de conversar também podem ajudar no trabalho de investigação.

Outra orientação é para que as vítimas observem o veículo utilizado, como modelo e cor, e o sentido da fuga. A Polícia Militar deve ser acionada imediatamente. Quanto mais rápida for a comunicação, maiores serão as chances de capturas dos criminosos.

No caso dos dois assaltantes que tiraram a vida do comerciante Gilmar Ribeiro da Silva, de 40 anos, a informação é de que são jovens, de estatura mediana e que no dia do crime usavam blusas preta e laranjada e capacetes preto e vermelho. Um deles deve estar com escoriações pelo corpo, já que caiu da moto durante a fuga. Quem tiver qualquer informação deve ligar para o 190.

Autor: Maurício Rocha