Três armas foram apreendidas quase ao mesmo tempo.

O crescimento no número de homicídios em Patos de Minas está chamando a atenção para a grande quantidade de armas de fogo circulando pelas ruas da cidade. As apreensões realizadas pela Polícia Militar também indicam um número excessivo de revólveres, garruchas, pistolas e espingardas nas mãos dos criminosos. Só no último sábado, os policiais apreenderam seis armas de fogo em Patos de minas, uma delas com um garoto de apenas 13 anos.

Não havia nenhuma operação em andamento para apreensão de armas de fogo, mas mesmo assim o trabalho realizado pela Polícia Militar surtiu efeito. Na noite de sábado (21), os militares apreenderam quatro revólveres, uma garrucha e uma escopeta calibre 12.  Pelo menos três armas pertenciam a adolescentes, que foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil.

No bairro Sebastião Amorim, durante patrulhamento pela rua Lenaide Pereira Cunha, os policiais militares depararam com dois homens em atitudes suspeitas. Ao perceberem que seriam abordados, eles fugiram, deixando para trás, no quintal de uma residência, dois revólveres calibre 32. As armas estavam carregadas. Os dois suspeitos fugiram.

Na rua Barão do Rio Branco, bem no centro da cidade, dois garotos de 13 e 14 anos foram flagrados andando armados. Dois policiais militares de folga viram os adolescentes efetuando disparos em via pública. Eles acionaram reforço e apreenderam os garotos. Um deles estava com um revólver calibre 22 e o outro com uma garrucha calibre 22.

Um pouco mais cedo, um outro garoto de 14 anos havia sido apreendido também com uma arma de fogo. Os policiais chegaram até ele depois de prenderem um homem com uma pedra de crack. Os militares descobriram que a droga foi fornecida pelo adolescente e foram até a casa na rua Duque de Caxias no bairro Brasil. A escopeta calibre 12 estava escondida dentro do sofá. Na casa, os policiais encontraram ainda um notebook, uma TV e instrumento de sopro sem procedência.

As seis armas foram levadas para a Delegacia da Polícia Civil que vai dar continuidade às investigações. Retirar as armas de fogo de circulação é uma aposta, inclusive do Governo Federal com a campanha do desarmamento, para reduzir os índices de homicídios. Quase todos os 28 assassinados registrados em 2011 em Patos de Minas foram cometidos com o uso de arma de fogo. Os dois primeiros homicídios de 2012 também.

Autor: Maurício Rocha