A Polícia Militar de Meio Ambiente iniciou, nesta terça-feira (21), uma operação para combater o comércio irregular de pescados na região. Em Patos de Minas a fiscalização nos supermercados, açougues e nas peixarias durou o dia todo. Em apenas um local os militares encontraram quatro quilos e meio de traíra e piapara fora do tamanho mínimo estabelecido pela legislação. O gerente do estabelecimento comercial foi preso e o proprietário multado em R$ 322,50.

A operação foi realizada, também, na cidade de São Gotardo e, ao contrário de Patos de Minas, lá a maioria dos comerciantes foi flagrado comercializando pescados com tamanho abaixo do mínimo permitido. No Sacolão Center, foram apreendido 33 kg de pescado sem certificação de origem. No Açougue e Mercearia Serve Mais, o proprietário foi preso em flagrante delito, porque 17Kg de pescado tinham tamanhos inferiores aos estabelecidos na legislação ambiental. O comerciante foi multado em R$ 388,00. A Empresa Beira Rio Comércio, fornecedora do pescado, foi autuada com um auto de infração do IEF no mesmo valor.

Na cidade de Tiros os militares encontraram quase 14 Kg de peixes sem certificado de origem. O comerciante foi multado e advertido. Todos os peixes apreendidos durante a operação foram doados para instituições de caridade. De acordo com o Ten. Franco, comandante da PM de Meio Ambiente de Patos de Minas, a fiscalização vai continuar em toda a região para combater o comércio irregular de peixes nos dias que antecedem a piracema.