Além de apresentar alguns peixes fora da medida estabelecida pela legislação, o pescador também foi flagrado usando uma tarrafa.
Uma boa pescaria depende de algo mais do que simplesmente disposição, bons equipamentos e sorte. É preciso conhecer a legislação ambiental para evitar os transtornos que ocorreram com um pescador de 51 anos nesse final de semana em Patos de Minas. Ele foi preso em flagrante pela prática de pesca ilegal.

O pescador estava no rio Areado quando foi abordado pela equipe do sargento Maurício. Além de apresentar alguns peixes fora da medida estabelecida pela legislação, ele também foi flagrado usando uma tarrafa. Esse tipo de equipamento é proibido para pescadores amadores, o que acabou provocando a prisão.


O pescador foi conduzido para a Delegacia da Polícia Civil de Patos de Minas para prestar esclarecimentos. Os peixes também foram apreendidos. Os cerca de quatro quilos de pescado de diferentes espécies foram doados para instituições de caridade na cidade. De acordo com o sargento Maurício esse procedimento ocorre sempre que há apreensão de peixes.

A Polícia Militar de Meio Ambiente alerta os pescadores amadores sobre os rigores da legislação ambiental. O maior problema ocorre no Rio da Prata, onde a pesca está totalmente proibida. De acordo com o sargento Maurício, a fiscalização nos rios da região vai continuar.

Autor: Maurício Rocha