Uma comissão mostrou para a prefeita, na tarde desta quinta-feira (14), a importância das novas Varas para a cidade.
Mais três Varas da Justiça Estadual podem ser instaladas em Patos de Minas. Já criadas em lei desde 2008, o Tribunal de Justiça já se mostrou favorável, restando apenas um imóvel para viabilizar a instalação. A Prefeita, Béia Savassi, afirmou que a Prefeitura Municipal de Patos de Minas irá disponibilizar um imóvel para abrigar as novas Varas.

Uma comissão formada por membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e do Núcleo de Prática Jurídica do UNIPAM mostrou para a prefeita, na tarde desta quinta-feira (14), a importância das novas Varas para a cidade. Eles explicaram que atualmente as Varas existentes trabalham de forma sobrecarregada, atrasando a prestação jurisdicional.

Os membros da comissão argumentaram que atualmente os funcionários do judiciário trabalham com cerca de 5 mil processos por ano, quando o certo era menos de mil. Outro fator que motiva a instalação das Varas é a geração de empregos. “Serão de 80 a 100 novos empregos na cidade,” explicaram.

O juiz da 1ª Vara Cível de Patos de Minas, Dr. José Humberto da Silveira, disse que atualmente possui mais de 8.500 processos para serem julgados. E isto não é o que mais preocupa. Ele informou que o volume de entrada de processos está cada vez maior. “Com mais Varas, todo mundo vai ganhar,” argumentou.

E o Ministério Público também deve crescer com as novas Varas da justiça na cidade. A Promotora, Vanessa Dosualdo, informou que, com a criação das Varas, automaticamente novos membros do Ministério Público viriam para a cidade. Ela é uma das que defendeu a vinda das novas varas da justiça para o município.

O presidente da OAB de Patos de Minas, Rodrigo Lopes Cançado, informou que a instalação das novas Varas vai dar mais celeridade na resolução dos processos o que vai contribuir com toda a sociedade. O Professor e advogado, Alexandre Máximo, reafirmou a importância das varas para a cidade.

A prefeita Béia Savassi falou que vai se empenhar na disponibilização do imóvel. Em um convênio com o Tribunal do estado, a Prefeitura deve pagar o aluguel do imóvel até que seja construída a nova sede do judiciário patense. Com a disponibilização do local, uma comissão deve ir até Belo Horizonte para concretizar a instalação das novas Varas em Patos de Minas.

Autor: Farley Rocha