Foto: Museu Patos de Minas

Ela é o exemplo vivo do desperdício do dinheiro público. A enorme estrutura de ferro e concreto foi construída na localidade de Aragão para a passagem da linha férrea, mas o projeto nunca funcionou e sequer foi concluído. Hoje, a enorme ponte que liga nada a lugar nenhum está coberta de mato.

A construção teve início na década de 50. O projeto foi iniciado pelo então presidente da república Getúlio Vargas para permitir a passagem de uma linha férrea no município. A morte do governante e a mudança nos rumos do país, no entanto, impediram a conclusão do projeto, segundo historiadores do município.

O arquiteto da Prefeitura, Alex Borges disse que existem jornais da época fazendo alusão à demora na conclusão do projeto. Ele disse que a obra acabou se tornando motivo de chacota, mostrada como exemplo de lentidão. Os moradores da época mal sabiam que a tão falada “Ponte Mataburros” nunca sairia do papel.

Hoje, a enorme estrutura está perdida no meio do nada na região de Aragão. A ponte Mataburros tem cerca de 8 metros de altura e não está sozinha. Outras obras planejadas para garantir a passagem da linha férrea, ligando Patos de Minas à Catiara, estão inacabadas na região de Brejo Bonito e Serra do Salitre.

Quase 60 anos depois do início do projeto, Patos de Minas ainda luta para conseguir a passagem de uma linha férrea pela cidade. Para as lideranças do município, a Estação de Trem pode contribuir muito para o crescimento econômico da região.