Mais de 550 casos foram notificados até agora. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A Dengue pode ter feito a primeira vítima fatal do ano em Patos de Minas. A morte de um homem de 50 anos na semana passada está sendo investigada pela  Superintendência Regional de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde. Na cidade de Santa Rosa da Serra, foi confirmada a morte de um padre de 71 anos pela doença.

A vítima é um morador do bairro Rosário. O nome é mantido em sigilo pelos órgãos de saúde. Ele começou a passar mal e foi encaminhado para um hospital particular de Patos de Minas. Os sintomas era os mesmos de uma dengue convencional. Alguns dias depois, o paciente não resistiu e faleceu.

O gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Erivaldo Rodrigues Soares disse que amostras do paciente foram colhidas e encaminhadas para um laboratório em Belo Horizonte. Segundo ele, a análise deve levar em conta os protocolos de febres hemorrágicas. A previsão é de que o resultado seja divulgado em uma semana. Até lá os órgãos de saúde deverão intensificar o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com a Superintendência Regional de Saúde, as cidades de Lagoa Formosa, Guimarânia, Rio Paranaíba e São Gotardo estão com índices elevados de Dengue. Em Patos de Minas, apesar da redução de cerca de 50% no número de casos de Dengue em relação ao mesmo período do ano passado, os números são elevados. Mais de 550 casos foram notificados até agora.

No bairro Rosário, onde morava o paciente morto por suspeita de Dengue, o Programa Municipal de Combate a Dengue já intensificou as ações.

Autor: Maurício Rocha