Em Minas, somente neste ano, de janeiro a julho, já foram notificados 776 casos de intoxicação relacionados a medicamentos, com 453 confirmações. No mesmo período de 2007, foram 489 casos notificados e 361 confirmados.
De acordo com a farmacêutica do Núcleo de Assessoria Técnica da Secretaria de Estado de Saúde (NAT/SES), Priscila Oliveira Fagundes, a falta de informação é um fator que ajuda a explicar os números. Propagandas que associam os remédios a sabores de frutas, produtos naturais e efeitos milagrosos também levam o paciente à má utilização ou até mesmo à administração de um medicamento sem necessidade.
Remédios para o tratamento de ansiedade, antidepressivos, analgésicos e antiflamatórios são os responsáveis pela maioria das causas de intoxicação, cujos efeitos são convulsão, sonolência, vômitos, danos hepáticos, irritações na pele e até mesmo a morte. “As pessoas devem desconfiar de efeitos rápidos. Medicamentos não fazem milagres”, complementa.
Riscos
Um dos perigos apontados pela farmacêutica no uso de medicamentos sem orientação do médico é exatamente a busca por minimizar os sintomas. “Os remédios mascaram estes sinais, o que pode dificultar diagnósticos futuros. Muitas vezes uma dor de cabeça é só a ponta do ‘iceberg’ de algo mais grave”, compara.
Outra prática que deve ser evitada é o abandono ao tratamento. É comum, após uma melhora do quadro clínico, a interrupção do uso dos medicamentos. “No caso de antibióticos, por exemplo, a falta de continuidade permite que as bactérias resistam aos medicamentos, o que torna o tratamento mais complicado, uma vez que é necessário aumentar as doses”, afirma .
Até mesmo o uso de plantas, consagradas pelo uso popular, merecem atenção. Os fitoterápicos, como chás, podem conter substâncias que ingeridas em excesso podem trazer problemas.
O uso simultâneo de álcool e medicamentos deve ser evitado, uma vez que ele pode inibir ou aumentar a ação de alguma substância.
Faixa etária
Mulheres grávidas ou em fase de aleitamento, crianças e idosos são os públicos mais suscetíveis à intoxicação por medicamentos. Priscila Fagundes esclarece que isso pode ocorrer por diversos fatores. “As crianças não devem ter remédios ao seu alcance. A atenção deve ser reforçada porque muitos medicamentos voltados para elas têm sabor doce. Os pais também, na tentativa de fazê-las tomar o remédio, incentivam essa associação. Com isso, as crianças podem acabar ingerindo medicamentos sem necessidade se estiverem com acesso facilitado”.
Os idosos devem ficar atentos à combinação de remédios, algo comum nesta faixa etária. Já as mulheres grávidas ou que estão amamentando precisam sempre procurar orientação médica, pois podem transmitir substâncias para o feto ou por meio do leite, gerando problemas.
Atenção com a bula
A bula do medicamento tem a função de informar o paciente sobre o remédio, porém muitas vezes as informações nela contidas não são completas ou possuem uma linguagem complicada. “Os procedimentos que o paciente deve tomar no caso de superdosagem de um medicamento é fator primordial em uma bula, podendo até mesmo evitar uma possível intoxicação”, disse Priscila Fagundes.
Dicas para que os pacientes evitem a intoxicação por medicamentos
• Manter os medicamentos em locais seguros e trancados, fora do alcance das crianças. Geladeiras e banheiros não são locais adequados para o armazenamento;
• Atenção com os medicamentos de embalagens parecidas, erros de uso podem causar a intoxicação. Armazenar os remédios em suas embalagens originais;
• Ingerir apenas medicamentos, que estejam no prazo de validade. Medicamentos fora do prazo não terão efeito ou poderão causar algum mal, até mesmo uma intoxicação. Também evitar uso de remédios com características alteradas, como cor e comprimidos lascados;
• Tomar medicamentos apenas quando necessário; seguir as doses e horários recomendados;
• Não solicitar indicação de balconistas de farmácias quanto ao uso de medicamentos, em caso de dúvidas, procurar o farmacêutico, responsável técnico pelas farmácias e drogarias;
• Relatar ao médico alergias e efeitos colaterais provocados pelo uso de medicamentos;
• Nunca fazer uso simultâneo de álcool e remédios;
• Não aceitar substituições de medicamentos feitas por balconistas;
• Não estimular crianças a ingerir remédios através de frases como “é gostoso, tem sabor de morango”.
• E, principalmente, evitar a automedicação.
Órgãos de saúde alertam que a automedicacação pode provocar intoxicações fatais.
Em Minas, somente neste ano, de janeiro a julho, já foram notificados 776 casos de intoxicação relacionados a medicamentos.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 02/06/2026
- em Cidade
Prefeita Sandra Gomes anuncia Di Paullo e Paulino no encerramento da Fenamilho 2026
- (0)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Esportes
Patenses brilham em competições pelo país; Rafael Nascimento foi bronze no Pan-Americano de Karatê
- (29)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Policiais
PRF recupera caminhão roubado após perseguição de quase 40 quilômetros na BR365; motorista foi preso
- (25)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Cidade
Flávio Bolsonaro confirma visita a Patos de Minas nesta quarta-feira e participação na Fenamilho 2026
- (703)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Cidade
Acidente entre carro e caminhão mobiliza equipes de resgate e até helicóptero na BR-146
- (0)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Cidade
Vídeo mostra ataque de Pit Bulls que quase matou cão comunitário e revoltou moradores das Chácaras Caiçaras
- (186)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Regionais
Polícia Civil indicia idoso de 66 anos por estupro de vulnerável contra criança de 3 anos em Rio Paranaíba
- (10)
- COMPARTILHAR
- 28/05/2026
- em Regionais
Mulher esfaqueia homem, ateia fogo no corpo dele e acaba presa pela Polícia Militar em Monte Carmelo
- (31)
- COMPARTILHAR
- 25/05/2026
- em Regionais
Justiça nega exame de DNA em ação para anular paternidade de homem falecido em João Pinheiro
- (1)
- COMPARTILHAR
- 24/05/2026
- em Regionais
Engenheira química morre após caminhonete bater de frente com carreta na BR040
- (37)
- COMPARTILHAR
- 23/05/2026
- em Regionais
Homem é condenado a 210 anos de prisão por estupros cometidos contra a filha em MG
- (47)
- COMPARTILHAR
- 21/05/2026
- em Regionais
PM flagra suspeito caminhando com mochila infantil à noite e prende dupla por furto em construção
- (0)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Gerais
Operação em SP investiga ONG da produtora do filme sobre Bolsonaro
- (2)
- COMPARTILHAR
- 01/06/2026
- em Gerais
Declaração do IR pode passar a ser automática em até três anos
- (0)
- COMPARTILHAR
- 29/05/2026
- em Gerais
STF: maioria é contra lei que permite pais vetarem aulas sobre gênero
- (2)
- COMPARTILHAR
- 29/05/2026
- em Gerais
Receita paga nesta sexta maior lote de restituição do IR da história
- (0)
- COMPARTILHAR