No mutirão de limpeza no bairro Vila Rosa, os profissionais fazem a limpeza das ruas, reforçam a sinalização e, principalmente, retiram o lixo dos quintais.
Cerca de 100 servidores de diferentes áreas da Prefeitura e voluntários trabalharam na limpeza do bairro Vila Rosa. A Secretaria de Infraestrutura enviou caminhões para retirar o lixo acumulado nos quintais. O trabalho é preventivo e visa combater os focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

Patos de Minas registrou uma epidemia de dengue no ano passado. Mais de 2.100 casos foram registrados no perímetro urbano. Os órgãos responsáveis pela saúde do município intensificaram o trabalho de prevenção e conscientização dos moradores e o número de casos caiu em cerca de 80%. Este ano foram registrados apenas 230 casos até agora, mas a situação ainda não é totalmente confortável.

A educadora Flavia Mendes lembra que com dengue não se brinca. Ela explica que o trabalho de prevenção deve ser feito o ano todo para evitar a proliferação do mosquito transmissor. No mutirão de limpeza no bairro Vila Rosa, os profissionais fazem a limpeza das ruas, reforçam a sinalização e, principalmente, retiram o lixo dos quintais.

Em uma tenda montada ao lado do Estadinho da Vila Rosa, os profissionais do Programa de Combate a Dengue incentivam os moradores a manterem os quintais livres de objetos que possam acumular água. A criançada se divertiu com os brinquedos produzidos com pneus velhos.

Os mutirões de limpeza têm sido uma arma importante no combate a dengue. O incentivo para que os moradores eliminem os criadouros evita a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Autor: Maurício Rocha