Tia Neném e Tio Didi do zagueiro artilheiro David Luiz.
A Seleção Brasileira entra em campo nesta terça-feira (08) para enfrentar o maior desafio até agora na Copa do Mundo. Além da força do adversário, a Alemanha, o time de Felipão está desfalcado. Mas em Patos de Minas, a Seleção Brasileira tem uma torcida especial e se depender deles a classificação está garantida.

O senhor Fernando e dona Maria têm motivos para estar confiantes. Eles conhecem como poucos um dos principais jogadores da Seleção Brasileira. São o Tio Didi e Tia Neném do zagueiro artilheiro David Luiz. Aliás, o senhor Fernando é um dos responsáveis pelo início da carreira do jogador. “O David tinha de 12 para 13 anos e o pai dele me chamou para vê-lo jogar. Ele queria uma opinião para saber se mantinha o filho no esporte ou se dedicava a escola”, disse.

Técnico de futebol amador e olheiro nas décadas de 70 e 80 em São Paulo, o senhor Fernando deu o aval ao jogador. Ele também fez às vezes de pai de David Luiz. “Ele e a irmã ficavam na minha casa para os pais trabalharem. Um dia, o David caiu e cortou o rosto. Eu tinha um bom convênio e levei o David como se fosse meu filho”, conta o senhor Fernando. “No meio do atendimento o então garoto começou a chamar pelo pai e o médico perguntou – ele não é seu filho? Mais do que de pressa eu respondi: - é meu filho sim, pode costurar aí”, explica.

O destino trouxe o senhor Fernando para Patos de Minas. O filho dele passou em um curso público e trouxe a família toda. Mas ele não perde o contato com os parentes. De David Luiz, o tio Didi guarda com carinho a camisa autografada que ele mandou quando ainda estava no Benfica de Portugal, seu primeiro time no exterior. A foto do zagueiro ainda criança de colo também é guardada com carinho.

A camisa também virou uma espécie de amuleto. Quando as coisas não estão boas para a Seleção, o senhor Fernando se agarra a camisa do zagueiro artilheiro para passar a tensão. O golaço de David Luiz na partida contra a Colômbia foi comemorado como nunca pelo casal.

Questionado se está preparado para ser o capitão da Seleção Brasileira, o senhor Fernando não tem dúvidas. Ele fala da criação do zagueiro e dos ensinamentos que aprendeu do pai. “Você pode observar que o David Luiz não tem tatuagens pelo corpo, por que o pai dele não aceita”, explicou. O tio também revela que fora de campo, o zagueiro separa parte do dinheiro para recuperar mobiliário de escolas públicas para ajudar na educação de crianças carentes.

Nesta terça-feira, no entanto, a ação que o Tio Didi e a Tia Neném querem do zagueiro, assim como todos os brasileiros, é uma atuação daquelas para apagar os alemães e garantir a classificação da Seleção Brasileira para a grande final. Os familiares de David Luiz, claro, estão confiantes. A população em geral também confia apesar da perda do capitão Thiago Silva e do craque Neymar. A maioria dos palpites é de vitória brasileira.

Autor: Maurício Rocha