Conseguir uma vaga de estacionamento nas ruas do centro de Patos de Minas está ficando cada dia mais difícil. Além do aumento da frota de veículos e da redução no número de agentes rotativos da zona azul, comerciantes e moradores do centro da cidade se sentem no direito de usar cones e fazer pinturas no asfalto para reservar vagas para seus carros.

Quando o assunto é estacionamento, o desrespeito é generalizado. Os motoristas mais apressados usam os espaços destinados a carga e descarga, param em locais proibidos, ocupam vagas de idosos e deficientes e até param em fila dupla. A busca pelos estacionamentos é um dos motivos para a lentidão no trânsito.

Para piorar a situação, algumas pessoas estão reservando vagas de estacionamento nas áreas centrais. Não é difícil encontrar cones impedindo que as pessoas estacionem. Tem gente que vai mais além. Alguns moradores pintam faixas amarelas no asfalto, como se fosse uma garagem, proibindo os motoristas de estacionarem.

De acordo com o diretor de trânsito, Gesonias Silva, este tipo de comportamento é proibido. Ele informou que o meio fio rebaixado é o que determina a existência de uma garagem. O diretor de trânsito disse que os fiscais da Prefeitura vão até os locais onde existe a irregularidade e notificam os moradores.

Com relação aos cones usados para reservar vagas, Gesonias informou que eles devem ser ignorados. “A pessoa pode retirar os cones e estacionar normalmente”, concluiu.