Uma moradora do bairro Vila Rosa, em Patos de Minas, levou um susto ao chegar na garagem de casa na manhã desta terça-feira. No tapete da entrada da sala dormia, tranqüilamente, um enorme Tamanduá Bandeira. Sem saber o que fazer a moradora acionou o Corpo de Bombeiros.
O tamanduá-bandeira pertence a fauna silvestre da América do Sul e está ameaçado de extinção. Nenhum animal desse mundo pode ser confundido com um tamanduá: o bico fino e comprido, o corpo peludo e magro e o rabo que parece um espanador de pó fazem do tamanduá um bicho muito diferente.

Sem contar os hábitos. O Tamanduá Bandeira não possui dentes. O estranho desdentado caça de dia nos campos cerrados e nas florestas da América Central e do Sul, desde a Guatemala até a Argentina. Quando vive próximo das cidades, ele sai principalmente à noite. É cauteloso, pacífico e solitário. defende-se com as fortes garras das patas dianteiras. Seu principal alimento são as formigas, os cupins e larvas.

Este animal encontrado pela moradora tem cerca de um metro de comprimento, mas o Tamanduá pode chegar a até 1,20m de altura, sem contar a calda que chega a este mesmo tamanho. Depois de fazer a captura o Corpo de Bombeiros encaminhou o animal para a Polícia Militar de Meio Ambiente que fez a soltura em uma reserva ambiental localizada no município de Presidente Olegário.

Este foi o 3º animal da fauna silvestre capturado esta semana pelo Corpo de Bombeiros dentro da cidade. No domingo eles foram acionados para pegar um Lobo Guará e uma enorme Jibóia.