O 2° Torneio Nacional de Canto de Pássaros reuniu nesse domingo (05) centenas de criadores e apreciadores da música dos pássaros. A qualidade e a fibra do canto deles impressionaram quem passou pelo local do torneio. Mas o que mais chamou a atenção mesmo foi o valor deles. Os passarinhos chegam a custar o mesmo que veículos e a até casas. Alguns não têm nem preço.

No evento, realizado no Ginásio do Centro Universitário de Patos de Minas, diversas espécies de pássaros puderam ser apreciadas. Trinca-ferro, curió, coleiro, azulão, canário da terra, bicudo atraíram inúmeros admiradores dos cantos dos pássaros que realmente têm um gogó de primeira.

Alguns chegam a cantar por minutos seguidos sem desafinar. Diversos pássaros foram premiados no evento que é apenas a segunda etapa do campeonato nacional. Os pássaros vão acumulando pontos até chegar à final, quando se sabe quem é realmente o campeão brasileiro.

E para avaliar os pássaros vencedores, juízes treinados conferem a fibra e a qualidade do canto. Um aparelho eletrônico mede o tempo que o pássaro canta. A próxima etapa será no Rio de Janeiro, no final deste mês. Todos os pássaros participantes do evento são regularizados e criados em cativeiro.

Uma operação do IBAMA com a Polícia Militar Ambiental fiscalizou o evento e orientou os criadores a respeito de todos os procedimentos legais. Os pássaros devem ser registrados e possuir autorização para transporte.