Uma pareceria entre a Marinha do Brasil e a Colônia de Pesca Z5 de Presidente Olegário e Três Marias possibilitou a participação de 25 pescadores no Curso de Formação de Aquaviários ministrado pela Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania Fluvial do São Francisco – Pirapora. O treinamento foi concluído neste fim de semana.

De acordo com o Capitão Marcelo Silbelino, a Marinha do Brasil disponibiliza este curso para a profissionalização dos pescadores, sendo que não se consideram marinheiros de carreira. O curso tem duração de uma semana, tendo iniciado na segunda dia 30 de novembro com término na sexta 4 de dezembro, quando receberam seus certificados para os formandos aprovados na avaliação teórica e prática.

Com duração de 40 horas, o curso tem o objetivo de profissionalizar o pescador, oferecendo conhecimentos técnicos sobre salvaguarda da vida no rio, prevenção de acidentes e preservação do meio ambiente.

“Na conclusão do curso, os participantes recebem a Carteira de Pesca, emitida pela Marinha, e ficam habilitados a pescar em qualquer área da costa brasileira e a trabalhar para grandes empresas”, explica o Capitão Marcelo Silbelino, coordenador do curso em Presidente Olegário.

De acordo com o vereador César do Chiboca que também pertence à Colônia de Pesca, com a conclusão do curso, 20% dos 120 pescadores que atuam na cidade conquistaram a carteira profissional. “Participando do curso, nossos pescadores podem comprovar o exercício profissional por intermédio da carteira e recebem noções de segurança”, disse o vereador.

Segundo César do Chiboca a meta da colônia é profissionalizar os seus associados através da parceria com a Marinha do Brasil.